Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE lança a 32ª edição da publicação bilíngue Brasil em Números

Editoria: IBGE

29/01/2025 11h00 | Atualizado em 29/01/2025 11h43

A publicação Brasil em Números foi lançada em evento no Recife - Foto: Arquivo IBGE

Nesta terça-feira (28), o IBGE lançou a 32ª edição de uma de suas publicações mais tradicionais: Brasil em Números. O evento foi realizado no auditório do Instituto Ricardo Brennand, no Recife (PE) e contou com transmissão on-line pelas redes sociais do Instituto e pelo IBGE Digital.

Realizado em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o Banco do Nordeste do Brasil e do Governo do Estado de Pernambuco, o lançamento destacou a importância dos dados e informações divulgados na publicação no fornecimento de evidências para orientar políticas públicas.

Participaram da cerimônia de lançamento a diretora do Instituto Ricardo Brennand, Nara Galvão; o superintendente do IBGE em Pernambuco, Gliner Dias Alencar; a coordenadora do projeto da publicação Brasil em Números e gerente de Recuperação de Informações do Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI , Isabela Torres; o superintendente Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE, Danilo Cabral; o secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco e presidente do Coseplan, Fabricio Marques Santos, que representou a Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra; Marcos Falcão Gonçalves, representando o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Paulo Câmara; e o presidente do IBGE, Marcio Pochmann.


clique para fazer download

O lançamento foi conduzido pelo coordenador-geral do CDDI CCS, Daniel Castro, e a primeira fala da mesa ficou a cargo do superintendente do IBGE em Pernambuco. Gliner Alencar lembrou que o IBGE é reconhecido como produtor de dados sociodemográficos, em especial o censo, e informações geocientíficas. Ressaltou que, "para além disso, trabalha na conservação da cultura, da arte, da memória. E aí que se vem o Brasil em Números, a junção da pesquisa com a arte".

Nara Galvão falou em nome do Instituto Ricardo Brennand sobre o sentimento de estarem muito honrados pela divulgação do acervo e da instituição. Ela destacou que o museu já foi eleito o melhor da América do Sul por três anos e que recebe cerca de 200 mil visitantes anualmente. Agradeceu a parceria com o IBGE, que trará ainda mais ênfase para o instituto, e fez o convite para que todos conheçam o museu e seu rico acervo.

Isabela Torres deu sequência às falas e, como coordenadora do projeto da publicação, detalhou o processo de produção e características da obra. Falou sobre a importância de ser bilíngue, ampliando o alcance das informações, e agradeceu aos parceiros e a todas as equipes de profissionais que trabalharam na concepção, produção e divulgação da publicação.

O movimento de desenvolvimento do Nordeste foi o tema central da fala do superintendente da SUDENE, da Danilo Cabral, que ressaltou o valor da cultura nordestina e as oportunidades que a região vem trazendo para a população local e para o país. O lançamento do Brasil em Números reforça "a importância de pensar, formular e planejar um nordeste de hoje, de amanhã e daqui a muitos anos. Não se faz planejamento sem ter informação, sem ter dado que nos dê a possiblidade de construir as decisões mais assertivas", reforçou Danilo.

Fabrício Marques deu continuidade a essa linha de pensamento destacando Brasil em Números como uma publicação central, "pois sem informações, sem dados, sem uma instituição com o respeito que tem o IBGE, não teríamos chegado até aqui. Se não fosse o planejamento, os números e as informações, o Nordeste não teria avançado da forma que avançou, concluiu Fabrício.

Público participou do lançamento da publicação Brasil em Números - Foto: Arquivo IBGE

Em seguida foi a vez de Marcos Gonçalves, representando o presidente do BNB, registrar que Brasil em Números é um grande referencial de dados e informações para subsidiar projetos, políticas públicas que possam diminuir as desigualdades. Ele ressaltou ainda a "confiabilidade dos dados, o respeito que cada servidor do IBGE tem com seu ofício justamente em fazer o melhor trabalho em retratar o Brasil na sua essência com a maior fidedignidade possível".

Encerrando as falas das autoridades, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou a quantidade de informação com que o IBGE lida em sua missão e sua capacidade de analisar. Somado a isso o desafio da Era Digital, reafirmando que o IBGE produz informações precisas para quem quer conhecer melhor o nosso país. "E mais do que isso, informações para mudar o nosso país. Para saber aonde se quer ir, precisa saber onde está. E esse livro nos mostra onde estamos", concluiu Marcio Pochmann.

Após as falas dos participantes da mesa, Daniel Castro anunciou uma novidade que vem pela frente, um novo projeto: a publicação Nordeste em Números. Estreitando a parceria com o Banco do Nordeste e a SUDENE, a obra será organizada por um grupo de trabalho do IBGE e fará parte das ações de comemoração dos 90 anos do IBGE.

Finalizando o evento, Isabela Torres convidou a todos para participarem da 15ª edição do Seminário Brasil em Números, no dia 29 de janeiro, na Casa Brasil IBGE SUDENE, também na capital pernambucana, das 10h às 17h. O seminário conta com a participação de autores de artigos e de técnicos do IBGE.

Brasil em Números é uma publicação anual, bilíngue (português-inglês) que reúne informações produzidas e fornecidas pelo IBGE, além de dados de instituições como Banco Central, agências reguladoras, Ministérios Federais e outros órgãos públicos. A edição de 2024 está disponível como e-book, em formato digital. São 23 capítulos com análises baseadas em estatísticas e informações do IBGE e de instituições parceiras sobre saúde, educação, habitação, trabalho, meio ambiente, entre outros temas. Para ilustrar a publicação, foram escolhidas as obras do Instituto Ricardo Brennand, localizado em Recife, Pernambuco.