ENCE
Scanner data é tema de webinário do Hub Regional para Big Data
13/01/2025 12h10 | Atualizado em 13/01/2025 12h24
O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil realizará em 22 de janeiro, às 11h, um webinário sobre scanner data, que são os dados registrados pelos varejistas quando os consumidores realizam compras. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://hub.ibge.gov.br/index_port.htm.
Com transmissão em inglês, o webinário irá discutir e apresentar a pesquisa de arquitetura de sistemas elaborada pela Força Tarefa da ONU sobre Scanner Data (UN Task Team on Scanner Data). O palestrante será Collin Brown, consultor técnico da Divisão de Preços ao Consumidor do instituto de estatística do Canadá, Statistics Canada.
A Força Tarefa foi criada em 2017 e reúne especialistas de institutos nacionais de estatística e organizações internacionais. Seu objetivo é promover e expandir o uso prático de fontes alternativas de dados (incluindo scanner data) nas estatísticas de preços ao consumidor. Para identificar boas práticas, a Equipe está realizando uma pesquisa sobre práticas existentes em sistemas de produção de índices de preços ao consumidor.
ENCE/IBGE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil
Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.
O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.