Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Em Cabo Verde, IBGE participa da Conferência Estatística da CPLP

Editoria: IBGE

23/12/2024 11h50 | Atualizado em 23/12/2024 11h53

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou da X Conferência Estatística da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), seguida da Reunião de Presidentes e Diretores Gerais dos Institutos Nacionais de Estatística (INEs) da CPLP, de 16 a 19 de dezembro, na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde.

Com a presença dos dirigentes de Institutos Nacionais de Estatísticas dos 10 países da CPLP, a conferência tratou do uso das tecnologias de informação e comunicação e da inteligência artificial na produção de estatísticas de qualidade. Representado por seu presidente, Marcio Pochmann, o IBGE apresentou na Conferência a inédita experiência brasileira de construção do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED) e as principais diretrizes do Plano de Trabalho Integrado do IBGE para o ano de 2025.

“Para o próximo ano, a ênfase na cooperação internacional por parte do IBGE estará na liderança do Brasil junto aos Institutos de Estatísticas dos países do BRICS ampliado e do Mercosul, e no esforço concentrado para a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém, no Pará”, afirmou Pochmann.

Em Cabo Verde, o IBGE contou com importante contribuição junto ao Ministério de Relações Exteriores do Brasil, com o trabalho desenvolvido pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), detalhado em reunião realizada com o diplomata Alexandre Henrique Scultori de Azevedo Silva, embaixador brasileiro em Cabo Verde.