Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE

Estatísticas agrícolas são tema de webinário do Hub Regional para Big Data

Editoria: IBGE

10/12/2024 14h00 | Atualizado em 10/12/2024 14h17

O Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil realizará em 18 de dezembro, às 11h, um webinário sobre inovações em estatísticas agrícolas por meio de Observação da Terra (OT) e Inteligência Artificial (IA). As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para participar, basta se inscrever no link https://hub.ibge.gov.br/index_port.htm.

Com transmissão em espanhol, o webinário buscará fomentar um diálogo regional sobre a adoção de tecnologias de ponta para transformar dados agrícolas em instrumentos de mudança significativa. O palestrante será Lorenzo de Simone, consultor técnico da Divisão de Economia e Política Agroalimentar (ESA) da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

O uso de tecnologias avançadas, como OT e IA, está transformando a forma como os dados agrícolas são coletados, analisados e aplicados. Essas ferramentas oferecem soluções inovadoras para desafios tradicionais, melhorando a precisão, a eficiência e o impacto das estatísticas agrícolas no apoio a políticas públicas e no enfrentamento de questões globais como a segurança alimentar e as mudanças climáticas.

Lorenzo de Simone vai apresentar o potencial dessas tecnologias para transformar as estatísticas agrícolas e aumentar a conscientização sobre suas aplicações práticas. Também irá comentar sobre dois workshops programados para 2025 que proporcionarão capacitações detalhadas e estudos de caso técnicos.

ENCE/IBGE coordena Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil

Fruto de uma parceria entre o IBGE e a Divisão de Estatísticas da ONU, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil (https://hub.ibge.gov.br) foi lançado em novembro de 2021 na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL). O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.

O projeto tem como objetivo contribuir para o avanço no uso de big data para melhorar a produção de estatísticas oficiais, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de iniciativas inovadoras na América Latina e Caribe. Além do Brasil, outros quatro países também integram a iniciativa como sedes de hubs regionais ou global: Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Ruanda e China.