Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE, Ministério das Cidades e Correios promovem Encontro Nacional de Endereço nas Periferias

Editoria: IBGE | Esther Gama (sob supervisão dos editores)

25/11/2024 10h00 | Atualizado em 28/11/2024 13h14

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), juntamente com a Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades, e os Correios promovem, a partir desta terça-feira (26) até quinta-feira (28), o Encontro Nacional de Endereço nas Periferias. O evento, que será realizado na sede dos Correios, em Brasília, terá transmissão online e contará com a presença do secretário Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, Guilherme Simões; do presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos; e da Diretora-adjunta de Geociências, Patrícia Amorim Vida Costa. Os representantes do IBGE na Comissão Organizadora são Letícia Giannella, responsável pela temática no setor de territórios sociais do IBGE e Gustavo de Carvalho Cayres, do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), com apoio da Superintendência do Distrito Federal.

O objetivo do encontro é compartilhar as práticas e iniciativas que atuam com endereçamento de periferias, sejam elas organizações sociais, poder público local ou órgãos federais. Serão discutidos no evento os principais desafios enfrentados no processo de endereçamento, buscando soluções mais adequadas às diferentes finalidades, avaliando as especificidades territoriais e sociais dessas áreas.

"Considerando as mais diversas finalidades, como a elaboração e execução de políticas públicas, as entregas de correspondências e mercadorias e, no caso do IBGE, o adequado recenseamento de toda a população, o endereçamento nas periferias é um grande desafio. Em última instância, trata-se de uma dimensão atrelada à cidadania e à garantia de direitos para as milhões de famílias que vivem nesses territórios. O Encontro Nacional de Endereço nas Periferias tem como objetivo promover o diálogo entre diversos atores que atuam com essa agenda, a fim de aprimorar metodologias e criar abordagens que contribuam para superar esse desafio", pontuou a responsável pela temática no setor de territórios sociais do IBGE, Letícia Giannella.

O evento contará com mesas para discussões visando promover o diálogo entre diferentes atores envolvidos com a temática do endereçamento em periferias e nas suas diversas configurações territoriais, para subsidiar o aperfeiçoamento de abordagens e metodologias existentes e a criação de novas estratégias que possam superar os desafios relacionados a essa agenda de trabalho, entendendo o endereço como um dos elementos que devem estruturar a cidadania da população que vive nas cidades.

Gustavo de Carvalho Cayres, representante do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), reiterou que “ao discutir com parceiros práticas de endereçamento em favelas, comunidades urbanas e periferias, temos a oportunidade de apresentar a forma como o IBGE lida com esta tarefa e de conhecer outras práticas com as quais podemos dialogar. Neste sentido, é possível pensar e projetar uma aproximação mais fiel à realidade das localidades que permita retratá-las melhor do ponto de vista do mapeamento e do endereçamento. Assim, pensando no uso dos produtos do IBGE pela sociedade de forma geral e para a promoção de políticas públicas, avanços nas práticas de endereçamento do IBGE podem contribuir para melhor retratar e conhecer a realidade do país, em locais onde existem poucas fontes de informação para além das que o IBGE produz”.

A partir do diálogo com a população, iniciativas atuantes nestes territórios e agentes públicos, conhecendo diferentes metodologias de atuação, o encontro pretende sistematizar uma política pública de endereçamento e atendimento coerente com a realidade dos territórios periféricos e suas particularidades, integrada a outras estratégias para redução de desigualdades.

"Vamos discutir tópicos como a participação e mobilização popular no endereçamento; a caracterização e o mapeamento dos territórios; e as formas de operacionalização, codificação, oficialização e sinalização dos endereços. O compartilhamento das boas práticas se dará por meio da troca de experiências entre os três órgãos anfitriões e 14 iniciativas convidadas - entre Prefeituras Municipais e associações comunitárias - que atuam promovendo práticas alternativas e soluções inovadoras para o endereçamento nas periferias", concluiu Letícia Giannella.

Evento: Encontro Nacional de Endereço nas Periferias

Data: 26 a 28 de novembro
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Sede dos Correios - Brasília (DF). SBN Quadra 01, Bloco A – Sobreloja (Entrada pela garagem no 1° subsolo).
Confirmação: enderecamento@mapadasperiferias.com (até 24 de novembro)
Transmissão online: IBGE Digital, Youtube, Instagram, Tiktok e Facebook.
Site: Encontro Nacional de Endereço nas Periferias