SBCR
Pantanal recebe 2ª Excursão Técnica do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo
24/10/2024 10h00 | Atualizado em 24/10/2024 10h00
Com o tema “Adentrando a Planície Pantaneira”, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje (24) a 2ª Excursão Técnica do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo (SBCR), cujo lançamento faz parte da programação do XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, em curso esta semana na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa.
A segunda excursão ocorreu no dia 24 de agosto de 2023, no âmbito do 14° Simpósio Nacional de Geomorfologia (SINAGEO), realizado na cidade do Corumbá (MS), sob a organização da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
"A 2ª Excursão Técnica do SBCR teve como objetivo apresentar aspectos da interpretação e representação cartográfica do relevo, a partir da sua observação e análise em campo, envolvendo diferentes formas e escalas e, em especial, apresentar o primeiro nível taxonômico do relevo definido pelo SBCR, numa área que, a princípio, poderia ser considerada bastante homogênea, mas, na verdade, possui uma grande diversidade de relevo”, explicou a coordenadora técnica da publicação, Rosangela Botelho.
O evento contou com 47 participantes, entre docentes, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos de 24 diferentes instituições do País, distribuídas em 13 unidades da federação das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Também participaram da excursão quatro professoras e pesquisadoras estrangeiras, vinculadas à Universidad de la República (Udelar), no Uruguai.
A Excursão fez o trajeto de Campo Grande a Corumbá, no estado do Mato Grosso do Sul, percorrendo planaltos, superfícies rebaixadas, planícies e montanhas. Tendo como eixo a BR-262, os principais pontos de observação foram: o Planalto dissecado da Borda Ocidental da Bacia do Paraná, em Aquidauana; a Superfície rebaixada e Alinhamentos Serranos da Bodoquena Oriental, em Miranda; a Planície do rio Paraguai, em Porto Esperança, Corumbá; e as Montanhas do Urucum, em Corumbá.
“Essa excursão marca a continuidade da proposta iniciada em 2022, no Rio de Janeiro, de realizar saídas de campo reunindo especialistas, pesquisadores, estudantes e interessados em relevo no Brasil, com os olhos voltados para a sua taxonomia e as implicações do seu estabelecimento. Assim como no caso da primeira Excursão, as discussões que tiveram lugar a partir das observações e avaliações do relevo nos pontos do roteiro constituem potenciais contribuições para o aprimoramento e evolução do SBCR”, pontuou Rosangela Botelho.
A publicação traz uma apresentação sobre a região do Pantanal, com foco na porção sul-matogrossense e no trecho percorrido durante a excursão; um panorama sobre a cobertura vegetal e uso da terra no estado do Mato Grosso do Sul, em relação aos compartimentos de relevo, considerando os anos de 2000 e 2020 e suas eventuais mudanças; o roteiro e os pontos de parada da Excursão; discussões e reflexões que ocorreram em cada um dos pontos, envolvendo formas de relevo e processos associados; considerações finais sobre a diversidade de formas de relevo observadas; e as perspectivas do mapeamento geomorfológico na região, segundo o SBCR.
XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, em João Pessoa
O XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (SBGFA) está sendo realizado nesta semana, de 21 a 27 de outubro, em João Pessoa, na Paraíba. Durante o evento, ocorrerá o V Workshop de Cartografia Geomorfológica, com apresentação do estado da arte do SBCR e divulgação daspublicações do IBGE referentes ao SBCR. O evento celebrará cinco anos da criação e atuação de um conjunto de mais de 70 pesquisadores de diferentes instituições do País na construção do SBCR, que vem sendo capitaneado pelo IBGE, pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e pela União da Geomorfologia Brasileira (UGB).
“Ao dar continuidade ao registro das excursões técnicas do SBCR, o IBGE garante a preservação da memória do Sistema e do seu legado à Geomorfologia brasileira. Além disso, por ser tratar de obra com linguagem acessível e bem ilustrada, a obra poderá ser utilizada como apoio a excursões científicas, educativas e turísticas na região”, concluiu Rosangela.
A 3ª Excursão Técnica do Sistema Brasileiro de Classificação de Relevo está prevista para ocorrer nos dias 26 e 27 de outubro, com roteiro saindo de João Pessoa à cidade de Patos, na Paraíba, e permitirá aos participantes percorrer e observar os Planaltos e Montanhas da Borborema, a Superfície Sertaneja e os Campos de Inserbergs da Paraíba.