Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ODS

Em Nova York, IBGE participa de evento para debater a igualdade étnico-racial na Agenda 2030

Editoria: IBGE | Breno Siqueira

18/07/2024 18h20 | Atualizado em 18/07/2024 18h21

O presidente Marcio Pochmann representou o IBGE no evento “ODS 18 – Igualdade étnico-racial na Agenda 2030: a experiência brasileira para a construção de um novo objetivo de desenvolvimento sustentável” na sede da ONU em Nova York.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou nessa terça-feira, 16, do evento “ODS 18 – Igualdade étnico-racial na Agenda 2030: a experiência brasileira para a construção de um novo objetivo de desenvolvimento sustentável” na sede da ONU em Nova York. O evento faz parte da programação do Fórum Político de Alto Nível para o Desenvolvimento Sustentável.

Representando o Instituto, o presidente Marcio Pochmann ressaltou que  “o IBGE é uma instituição técnica, cuja missão institucional é a de retratar a realidade brasileira. Com suas pesquisas realizadas há mais de 88 anos, a instituição detém atualmente o maior banco de dados da nação e ela se mantém ativa graças ao trabalho sério e comprometido de quase 11 mil servidores distribuídos em 567 agências por todas as regiões do Brasil”.

“O IBGE, por sua natureza de apoio técnico, tem buscado assessorar na produção e discussões a respeito das metas e indicadores. Atualmente estão em discussão as propostas de dez metas. De acordo com os indicadores publicados na Plataforma ODS Brasil, o Instituto, com base nas suas pesquisas censitárias e amostrais, torna possível a desagregação das informações por cor ou raça, por exemplo. Além disso, torna-se importante a identificação dos conceitos presentes nas metas para selecionar indicadores aderentes”, completou o presidente do IBGE.

Pochmann ainda destacou a importância da construção do SINGED. “O trabalho de definição das metodologias dos indicadores para o ODS 18 e da produção deles, assim como para os demais ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), tem sido um importante processo colaborativo com significativo processo de integração de dados de diferentes fontes. Para tanto, o desafio que se coloca atualmente diante da construção do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED) permite a integração, pareamento e a interoperabilidade ao conjunto diverso de bancos de dados e fontes administrativas setoriais”, disse Pochmann.

Além do presidente do Instituto, autoridades como o secretário-geral da República, Márcio Macedo, a secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugenio, o embaixador representante permanente do Brasil junto à ONU em Nova York, Sérgio França Danese, e a representante do Geledés - Instituto da Mulher Negra, Letícia Leobet. Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, participou por vídeo-chamada.