Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

No Piauí, mais de 150 gestores participam da oficina gratuita “Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE”

Editoria: IBGE

08/07/2024 17h56 | Atualizado em 08/07/2024 18h02

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na manhã de sexta-feira, 5, a oficina gratuita “Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE” para um público de 152 pessoas inscritas, que estavam distribuídas entre gestores e técnicos da administração pública municipal e estadual, e servidores da Superintendência Estadual do IBGE no Piauí (SES-PI).

A oficina teve o objetivo de apresentar e preparar os participantes para o uso das plataformas que disponibilizam os dados de pesquisas feitas pelo IBGE como o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) e os portais: ibge.gov.br, censo2022, panorama, Plataforma Geográfica Interativa (PGI), Cidades@ e Biblioteca IBGE. O evento aconteceu das 8h às 12h, de forma remota, pela plataforma de EaD da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE (ENCE/IBGE), que concedeu aos participantes o certificado de quatro horas-aula, e foi ministrada pelos técnicos Rodrigo Faria, Vinícius Gomes e Felipe Miguel Marmello do Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) da sede do IBGE no Rio de Janeiro.

De acordo com Leonardo Passos, Superintendente da SES/PI, “a oficina trouxe para todos nós, especialmente para os gestores, informações claras para a utilização das plataformas digitais do IBGE. As explicações facilitaram o acesso aos dados e estatísticas que produzimos, permitindo uma melhor utilização por parte dos tomadores de decisões na elaboração e execução de políticas públicas”.

A necessidade de levar informações e serviços diretamente aos estados e municípios foi o que motivou a criação da oficina, que foi amplamente divulgada durante a participação do IBGE na Caravana Federativa do Piauí, realizada nos dias 20 e 21 de junho, mobilizando diretamente o público-alvo de prefeitos(as), secretários(as), legisladores, assessores e auxiliares de diversas áreas como: administração, jurídica, saúde, educação, segurança, agricultura, entre outras.

Na ocasião, Leonardo Passos, destacou aos visitantes do estande do IBGE a importância da inscrição e participação, afirmando que a oficina possibilita um momento ímpar de capacitação e manuseio dos dados, ajudando na construção de ações públicas mais orientadas e assertivas.