Casa Brasil IBGE
IBGE lança versão digital do Anuário Estatístico do Brasil em evento na Casa Brasil IBGE
26/06/2024 17h13 | Atualizado em 28/06/2024 09h51
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou Brasil nesta quarta-feira, 26, em evento na Casa Brasil IBGE, localizada no Palácio da Fazenda, centro do Rio de Janeiro (RJ), o Anuário Estatístico do Brasil (AEB), pela primeira vez em versão digital interativa em formato de hotsite, no Portal do IBGE.
O AEB apresenta uma visão geral do país, em seus aspectos territoriais, ambientais, demográficos e socioeconômicos. por meio de tabelas, gráficos e textos. Editado há 88 anos, as informações divulgadas no Anuário são produzidas pelo IBGE e por outras organizações e instituições produtoras de informação.
Com a presença de mais de 50 pessoas, entre ibgeanos e ibgeanas, autoridades e alunos do ensino fundamental que também visitaram o espaço a Casa Brasil IBGE, o evento contou com com transmissão online por meio do IBGE Digital (ibge.gov.br) e das redes sociais do Instituto (Youtube, Instagram e Facebook).
Presidente do Instituto, Marcio Pochmann, destacou que “o lançamento do Anuário Estatístico do Brasil digital e interativo demarca um esforço muito grande que o IBGE vem se dedicando a realizar, feito de uma forma democrática, participativa e transparente, no momento em que há uma transformação digital muito expressiva e que mudará a forma de coleta dos dados e a maneira de fazer pesquisas”.
A coordenadora executiva da publicação, Isabela Torres, ressaltando as novidades desta edição, explicou que “pela primeira vez na sua longa história de mais de 80 anos, o AEB abandona seu tradicional formato impresso. Há 88 anos, o AEB por meio de tabelas, gráficos e textos, vem apresentando uma visão geral do país em seus aspectos territoriais, ambientais, demográficos e socioeconômicos. Agora estamos lançando pela primeira vez em versão digital e interativa, o que é um grande marco de inovação ao Anuário Estatístico do Brasil”.
Estas novidades serão facilitarão o acesso dos usuários às informações, acrescentou Isabela. “Essa renovação oferecerá consideráveis vantagens para facilitar o acesso e a navegação aos dados e informações, permitindo a inclusão de gráficos e tabelas interativas e fazendo uma análise dos dados mais compreensível e atraente. Além disso, com este lançamento, queremos ampliar o conhecimento do AEB e fazer com que a história deste produto seja renovada e tenha fôlego para muitos anos pela frente”, disse a coordenadora.
O Anuário abrange resultados de diversas pesquisas como o Censo Demográfico, as Estatísticas do Registro Civil, a Pesquisa Industrial Anual (PIA), estatísticas agropecuárias diversas, informações do Cadastro Central de Empresas (CEMPRE), índices mensais de vendas no varejo, além dos principais agregados macroeconômicos do Sistema de Contas Nacionais (SCN), entre muitos outros indicadores.
O evento contou com a presença de autoridades como o cônsul-geral do Japão, Takashi Manabe, do cônsul-honorário da Suécia, Jan Lomholdt, do cônsul-geral de Angola, Mateus de Sá Miranda Neto, do Oficial Encarregado do Centro de Informação das Nações Unidas, UNIC Rio, Diego Lobo, da diretora chinesa do Confucius Classroom, Ana Qiao Jianzhen, do cônsul-geral do Peru, Carlos Garcia Castilho, e da vice-cônsul da República Dominicana, Candy Jenniffer Báez Pérez.
Alunos do ensino fundamental acompanham divulgação do Anuário Estatístico do Brasil
Os alunos da Escola Municipal Orlando Villas Boas, localizada na rua André Cavalcanti, em frente a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, no bairro Cidade Nova, no Rio de Janeiro (RJ). Mais cedo, os estudantes conheceram a Casa Brasil IBGE, local recém-inaugurado no aniversário de 88 anos do Instituto, que apresenta equipamentos históricos de produção de mapas e questionários dos Censos, demonstração de exemplares oriundos de locais como a Reserva do Roncador, em Brasília (DF), além do mapa-múndi com o Brasil no centro do mundo, com dimensão de 10x6 metros, onde o público pode caminhar e interagir.
Cristiane Tiozzo, coordenadora pedagógica da escola, comentou a parceria com o IBGE, por meio da Escola Nacional de Ciências Estatísticas. “Temos uma boa parceria entre a nossa escola pública e a ENCE, temos várias áreas de parcerias. Estamos muito contentes em participar deste evento, um espaço novo e importante aos alunos, para geografia e para a educação deste país”.
IBGE lança etapa Brasil do Concurso de Pôsteres
Durante a abertura da divulgação do Anuário Estatístico do Brasil, o IBGE lançou a etapa Brasil do Concurso de Pôsteres. A iniciativa é do instituto, por meio de sua Escola de Nacional de de Ciências Estatística (ENCE) e do portal IBGEeduca, junto com a Universidade Federal do Rio Grande – FURG, para a promoção do letramento estatístico junto a educadores e ao público estudantil. O concurso é dirigido a estudantes e professores da Educação Básica e Ensino Superior e realizado a cada dois anos, fazendo parte da ISLP Poster Competition 2024-2025, promovida pelo International Statistical Literacy Project (ISLP), projeto que faz parte da International Association for Statistical Education (IASE) - setor de educação do Internacional Statistics Institute (ISI).
Assistente Técnica de Direção da ENCE, Bianca Walsh explicou “é importante que o IBGE assuma essa posição do letramento estatístico nacional e tome este espaço nacionalmente”. Serão quatro categorias: ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio e alunos de graduação.
IBGE lança curso de férias na Casa Brasil IBGE
Nos dias 8, 15 e 22 de julho, o IBGE oferece oficinas presenciais no período de férias escolares de forma gratuita, em conformidade com as diretrizes temáticas do Instituto: “Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE”. Serão 100 vagas por turma, que acontecerá das 10 h às 12 h e já tem as inscrições abertas por meio da Loja Virtual do IBGE.
As oficinas "Políticas públicas na era digital: Dominando os dados do IBGE" possibilitarão a estudantes, professores, acadêmicos, gestores públicos, pessoal de organizações não governamentais (ONGs), entre outros interessados, a instrução adequada e correta para acessar e utilizar os dados e informações de acordo com as melhores práticas e atendendo às suas necessidades e interesses de estudo, pesquisa e trabalho.
Leandro Albertini, coordenador de Experiência e Serviços On-line (CDDI/CEON) ressaltou que “esta oficina tem o intuito de facilitar o acesso às informações do IBGE, parte da equipe da CEON ministrará este curso e os usuários poderão acessar plataformas como o Cidades, o Países e o próprio Portal do IBGE, aprendendo a navegar entre as páginas e portais interativos, analisando mapas e gráficos”.