IBGE inaugura Agência São João de Meriti em Parada de Lucas (RJ)
14/06/2024 14h44 | Atualizado em 14/06/2024 15h10
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inaugurou nesta quinta-feira (13) a Agência São João de Meriti, na unidade de Parada de Lucas, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Com o objetivo de reduzir despesas e otimizar os recursos do IBGE, a agência, que ficava localizada em Nova Iguaçu, foi transferida para Parada de Lucas e vai alocar 24 servidores. Nesta unidade também estão alocadas as agências Ramos e, em breve, a agência Duque de Caxias.
Após descerrar a placa de inauguração da Agência, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, destacou a importância da mudança para Parada de Lucas. “Esse espaço é simbólico, pois, no passado, abrigou a maior gráfica da América Latina, e abrigar agora diferentes Agências aqui nos permite reduzir os gastos do IBGE com aluguéis, o que resulta em mais recursos para fazermos melhor nosso trabalho. Em breve, com a vinda da gráfica para cá, estamos dando maiores possibilidades de recuperação desse espaço”, afirmou o presidente.
Além de Pochmann participaram do evento de inauguração a diretora-executiva do IBGE, Flávia Vinhaes, o superintendente do Rio de Janeiro, José Francisco Teixeira, o chefe da Agência São João de Meriri, Marlo Steves Rodrigues, entre outros representantes do Instituto.
O IBGE está em um movimento de utilizar prédios próprios para alocar servidores e realizar suas atividades, explicou Vinhaes. “A agência [de Meriti] indo para Lucas proporciona uma ajuda não só na economia, com a redução dos aluguéis, como também melhora as condições de trabalho”, acrescentou a diretora-executiva.
A Agência São João de Meriti é responsável pela coleta e pelas pesquisas do IBGE em quatro municípios: Nilópolis, Belford Roxo, Mesquita e São João de Meriti. Segundo o chefe da Agência, Marlo Steves da Costa Silva, a mudança para Lucas permite fazer um melhor planejamento logístico das pesquisas e realizar um atendimento mais eficiente das necessidades desses municípios. “Estamos localizados num local estratégico de locomoção, todas as agências situadas aqui têm facilidade de acessos aos locais de suas coletas de dados”.
Segundo o superintendente estadual do Rio de Janeiro, José Francisco Teixeira, a Agência São João de Meriti foi criada no projeto “Redes” e estava funcionando em Nova Iguaçu, mas, devido ao custo, foi trazida para o Complexo Lucas. “Entre as vantagens da mudança, está a redução de custos, otimização de recursos, aproveitamento dos espaços ociosos e, principalmente, a segurança e o conforto dos servidores”.
O presidente do IBGE, além de inaugurar a Agência São João de Meriti e visitar as agências Ramos e Duque de Caxias, que está em obra, também visitou a gráfica do IBGE, onde foi transmitido um minidocumentário sobre a história de alguns servidores do Instituto. O complexo gráfico de Lucas recebeu recentemente maquinário gráfico que estava localizado na unidade Canabarro do IBGE, contemplando um processo de integração que está otimizando a produção e distribuição dos materiais gráficos do Instituto, e gerando economia e sinergia produtiva, explicou a coordenadora de Produção Editorial e Gráfica, Ednalva Monte. “A unificação das gráficas já está revelando resultados além do esperado. A produção vem fluindo com maior rapidez e aumentando a qualidade dos trabalhos, e ampliando o entrosamento de ambas as equipes.”
Pochmann conversou ainda com servidores da Diretoria de Geociências do IBGE que estão alocados na unidade de Parada de Lucas, bem como ibegeanos e ibgeanas do Centro de Documentação e Disseminação de Informações do Instituto, que desenvolvem suas atividades também na unidade do Instituto na zona norte da capital carioca.
Redes de Agências
O IBGE conta com 27 superintendências Estaduais e 576 agências espalhadas pelo Brasil, onde são realizados trabalhos de coleta das pesquisas e atendimentos do Instituto. Além da Agência São João de Meriti, o Complexo de Lucas também abriga a Agência Ramos, e em breve, abrigará a Agência Duque de Caxias, que está em obras e será inaugurada nos próximos meses.
A Agência Ramos foi criada antes da pandemia, e há três meses funcionam em Parada de Lucas. “Contamos com servidores que trabalham nas pesquisas econômicas e com servidores que vão à rua realizar coletas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)”, afirmou Edson Passos de Souza, chefe-substituto da Agência Ramos.