Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Reunião

Marcio Pochmann é recebido pelo presidente Lula em audiência sobre propostas para um novo IBGE

Editoria: IBGE

25/03/2024 10h06 | Atualizado em 25/03/2024 10h10

Marcio Pochmann é recebido pelo presidente Lula em audiência sobre propostas para um novo IBGE - Foto: Ricardo Stuckert

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, reuniu-se, no dia 21 de março, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência no Palácio Alvorada, em Brasília. Durante mais de uma hora, Pochmann e Lula conversaram sobre a modernização do IBGE, que inclui inovações na coleta, produção, documentação e disseminação das informações estatísticas e dados georreferenciados. As mudanças ocorrem dentro do contexto institucional de quase 90 anos de existência do Instituto e tendo como pano de fundo a necessidade da soberania nacional na Era Digital.

Para a concretização do novo IBGE, há um esforço coletivo de repensar o órgão, sua estrutura, uma carreira dos servidores à altura desse novo desafio, bem como orçamento capaz de elevar o modelo ágil de entregas das demandas de produção aos poderes da República (executivo, legislativo e judiciário), assim como às empresas, universidades e a toda à sociedade e suas representações, dentro e fora do Brasil.

“O IBGE enquanto instituição de Estado jamais deve estar insulado. O financiamento de suas atividades, condições de trabalho e carreira dos servidores, encontra-se associado ao orçamento público federal.  Neste contexto, a atual gestão abriu os canais de diálogos com todos os poderes da República. Após a interlocução aberta com praticamente todos os ministérios, o estratégico encontro com o presidente Lula foi fundamental para a entrega do Plano de Trabalho de 2024, bem como a apresentação dos próximos passos do projeto IBGE 90 anos”, explicou Marcio Pochmann.

No encontro, Marcio Pochmann entregou para o presidente Lula o Plano de Trabalho do IBGE para 2024, que está sendo implementado a partir das 12 Diretrizes definidas democraticamente durante o projeto Diálogos IBGE 90 Anos, iniciado em setembro de 2023, e que contou com cerca de 10 mil participações de servidores da ativa e aposentados, sindicato e colaboradores. Dentro do Plano, estão sendo promovidos os "Diálogos Externos", inicialmente já realizados em Palmas (UFT) e Florianópolis (UFSC), devendo alcançar a todos os estados e fora do Brasil.

Marcio Pochmann  convidou o presidente Lula para a Confest/Confege, conferências históricas do IBGE, que resgatam o protagonismo institucional entre os produtores e usuários de dados, cujo tema central escolhido pelo IBGE é a construção do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados (SINGED).