Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Diálogos Externos

IBGE promove segundo Diálogos Externos nesta quarta, 20, na UFSC

Editoria: IBGE | Elaine Manini, jornalista da SDI/SC

20/03/2024 13h06 | Atualizado em 23/03/2024 18h15

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Irineu Manoel de Souza, e a vice-reitora, Joana Célia Passos, receberão nesta quarta-feira, 20, o Superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, para o segundo Diálogos Externos IBGE 90 anos. A interlocução ocorrerá das 19h às 21h no Auditório da Sala dos Conselhos Prof. Ayrton Roberto de Oliveira, no andar térreo da reitoria, e será transmitida no portal do IBGE, no canal oficial do youtube e nas redes sociais oficiais da instituição.

O encontro é voltado à participação de toda a sociedade. O Instituto estará aberto para ouvir demandas e dúvidas da comunidade acadêmica, do poder público, de entidades profissionais e de representação coletiva, pesquisadores, estudantes, entre outros. Com três anos para completar nove décadas de atuação, além de registrar a memória do Instituto, o projeto Diálogos tem o objetivo de pensar diretrizes de um novo IBGE, incluindo uma série de atividades internas e externas. O Diálogos Externos acontecerá nas 27 capitais do país em parceira com o poder público e entidades locais da sociedade.

O evento é uma continuidade do primeiro Diálogos Externos, que ocorreu em fevereiro na Universidade Federal do Tocantis (UFT). Acesse aqui a íntegra do evento. O objetivo é reunir os atores externos e parceiros importantes do IBGE. O Instituto convidou autoridades e representações da sociedade para compartilhar suas experiências em seus trabalhos e pesquisas, bem como ajudar a pensar o papel do novo IBGE para o futuro.

“O envolvimento e participação da comunidade acadêmica, em especial em um ambiente como a UFSC, é essencial para validar o trabalho para a concretização da missão do IBGE, que só é possível com esta interlocução e integração, pois um Censo Demográfico só é realizado com o envolvimento nacional coletivo e com metodologias internacionais conhecidas”, relata Roberto Kern Gomes, superintendente do IBGE em SC.

O encontro Diálogos Externos em Florianópolis acontece junto a outros dois eventos do Instituto também voltados a toda a comunidade, com objetivos diferentes.

Na quarta-feira, 20, das 14h às 18h, o IBGE promoverá uma Oficina Técnica sobre o Censo 2022, suas aplicações e potencialidades dos dados para gestores locais e sobre ferramentas e formas de acesso aos dados, incluindo o Panorama do Censo 2022, a Plataforma Geográfica Interativa (PGI), o Banco de Informações Ambientais (BDiA) e o Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), gerador de tabelas customizadas. A Oficina acontecerá no auditório da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) no prédio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), no bairro Canto.

Na quinta-feira, 21 de março, às 10h, no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) acontecerá a oitava divulgação do Censo Demográfico 2022: Agregados por setores preliminares – população e domicílios e Malha de setores censitários preliminares. A publicação trará os totais de população e domicílios por setor, a menor unidade de divisão territorial de trabalho do IBGE, e a malha censitária dos mesmos em formato digital. Os resultados serão disponibilizados para os recortes político-administrativos dos Distritos e Subdistritos.

A Divulgação do Censo também terá transmissão no portal do IBGE, no canal oficial do youtube e nas redes sociais oficiais da instituição.