Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE articula cooperação com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP)

Editoria: IBGE | Caio Belandi

19/02/2024 17h02 | Atualizado em 20/02/2024 16h39

IBGE e Federação Nacional de Prefeitos vão fazer acordo para a capacitação dos servidores municipais nas pesquisas do Instituto - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, recebeu nesta segunda-feira, 19, na sede do Instituto, no Centro do Rio de Janeiro, representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A reunião, que também contou com a participação do assessor da presidência, Denis Maracci, foi uma primeira aproximação da entidade municipalista com o IBGE no intuito de produzir, futuramente, um acordo de cooperação técnica que verse sobre a intensificação da utilização das estatísticas já produzidas, com possibilidade de capacitação dos servidores municipais, por exemplo. 

Para o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, este diálogo aberto com a FNP foi positivo e importante, pois “permitiu tratar do conjunto de temas próprios de interesse na construção do Sistema Nacional de Geociências, Estatísticas e Dados, como, por exemplo, a arquitetura de dados sobre a mobilidade nos municípios brasileiros, a situação de subfinanciamento do federalismo nacional, os impactos das mudanças demográficas na gestão pública municipal, entre outros temas possíveis de serem contemplados pelo acordo de cooperação técnica.” 

Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP, afirma que a colaboração também discute como os municípios podem auxiliar o IBGE para novas produções de pesquisas e dados. "O IBGE já produz dados muito importantes para a gestão local. Essa reaproximação institucional visa, primeiro, que os municípios se apropriem melhor desses dados. Mas também pensamos na construção de novas agendas, para qualificar ainda mais o relacionamento dos municípios com o IBGE, tanto no sentido de produção de novas informações, quanto no de apropriação das informações já disponíveis", conclui Perre.