Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Tocantins

IBGE inaugura primeiro totem interativo em parceria com os Correios

Editoria: IBGE | Wualisson Chaves

05/02/2024 15h30 | Atualizado em 08/02/2024 08h52

A Expedição IBGE Jalapão Tocantins, que teve início no dia 1º de fevereiro, com saída da Capital Palmas, se encerrou em Ponte Alta do Tocantins no período da tarde, com uma parceria inédita entre o IBGE e os Correios: a inauguração de um totem interativo na agência do município. O objetivo do projeto é facilitar o acesso da população às informações geográficas e estatísticas do órgão.

O superintendente do IBGE no Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, comemorou a finalidade do dispositivo nos Correios. “Além da pesquisa de informações, o público poderá manipular os dados dentro das nossas plataformas. O conhecimento precisa chegar aos pontealtenses para somar na construção da cidadania”, disse.

População em primeiro contato com o totem - Foto: Wualisson Chaves
Servidores de diversos órgãos presentes na inauguração do primeiro totem interativo - Foto: Wualisson Chaves
Maria do Carmo Lara Perpétuo e Marcio Pochmann conversam sobre a parceria entre Correios e IBGE - Foto: Wualisson Chaves
Autoridades posam para foto ao lado de totem - Foto: Wualisson Chaves

Marcio Pochmann, presidente do IBGE, reforçou a integração entre quem busca os serviços do Correios e acaba tendo acesso ao totem. “São mais de 1 bilhão e meio de dados disponíveis em nossos sistemas. Os habitantes que vierem até a agência poderão explorar as possibilidades enquanto esperam um serviço ser finalizado, ou até mesmo virem até aqui só para pesquisar”, ressaltou.

Sendo a maior empresa de logística da América Latina, os Correios, em 361 anos de história, firmam essa nova parceria com o IBGE. Maria do Carmo Lara Perpétuo, diretora econômico-Financeira, Tecnologia e Segurança da Informação da instituição, exaltou a colaboração entre as instituições que ela chamou de ‘gigantes da cidadania’. “Ficamos felizes por, além de ser o primeiro totem inaugurado, ter sido em um município do interior do Tocantins. São dois órgãos de credibilidade, que trabalham diretamente com o cidadão brasileiro em todos os cantos do país”, reforçou.

Além de servidores dos Correios e IBGE, estiveram presentes o superintendente do INCRA no Tocantins, Edmundo Rodrigues Costa; o superintendente da Secretaria de Planejamento Urbano, Edy César dos Passos Júnior; o prefeito de Ponte Alta do Tocantins, Kleber Rodrigues de Sousa; e a vice-prefeita do município, Juliana Gastaldi Lopes Fernandes.