Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Tocantis

Em Palmas, IBGE participa de programação com governador, servidores e oficina

Editoria: IBGE | Wendy Becker/SDDI-TO

02/02/2024 12h50 | Atualizado em 08/02/2024 08h52

Presidente do IBGE abre Oficina com Gestores do Tocantins - Foto: Divulgação SES/TO

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, e diretores do Instituto participaram de extensa programação em Palmas (TO), nesta quarta-feira, 31, como parte das ações de divulgação do Censo 2022: Coordenadas Geográficas dos Endereços, que incluiu a Expedição IBGE Jalapão Tocantins. Na capital tocantinense, Pochmann e a diretoria do IBGE reuniram-se com o governador do estado, Wanderlei Barbosa, e secretários, participaram de uma oficina para 60 gestores estaduais, e visitaram a Superintendência do IBGE em Tocantins (SES-TO).

A agenda começou com uma oficina para gestores públicos de Tocantins de capacitação nas ferramentas do IBGE - Portal IBGE, PGI, BDIA e Sidra. O treinamento contou com o apoio da Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento, e foi realizado no auditório da Advocacia Geral da União (AGU), em Palmas. Na abertura da oficina, Pochmann salientou a importância da utilização dos dados produzidos pelo IBGE pela sociedade. “Nossa função, desde a criação em 1936, tem sido produzir informações do ponto de vista da Geociência, da Estatística, e agora nós queremos produzir cada vez mais dados. A oportunidade que nós temos aqui, com os colegas, é transmitir as informações que o IBGE gera e que disponibiliza para a sociedade, socializar as nossas informações para que sejam cada vez mais utilizadas e nos permitam aprimorar políticas públicas, tanto no âmbito federal, estadual e municipal”, ressaltou.

O coordenador de Geografia e Meio Ambiente da Diretoria de Geociências (DGC) do IBGE, Therence Paoliello de Sarti, apresentou o Banco de Dados e Informações Ambientais (BDIA) do Instituto, e, em seguida, a gerente de Integração da Produção de Geoinformação da DGC, Aline Lopes Coelho, fez a exposição das ferramentas da Plataforma Geográfica Interativa (PGI). A oficina de Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra) e Portal IBGE, por sua vez, foi realizada pelo técnico de Informações Geográficas do Tocantins, João Paulo Dantas Arantes.

Para o diretor de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas da Secretaria do Planejamento e Orçamento do Tocantins, Rodrigo Sabino, os dados geográficos estatísticos gerados pelo IBGE são fundamentais para a elaboração de políticas públicas, pois fornecem informações oficiais, precisas e atualizadas sobre a realidade do país e suas diversas regiões. “Esses dados ajudam técnicos, gestores e a sociedade em geral a compreender as necessidades da população, identificar prioridades e embasar decisões estratégicas para promover a eficácia das políticas públicas. O treinamento ofertado pelo IBGE capacitou profissionais do Tocantins para lidar com essas informações de forma adequada, garantindo a utilização dos dados na formulação e avaliação das políticas públicas”, pontuou o diretor.

Para a economista e gerente de Informações Socioeconômicas da Secretaria de Planejamento do Estado do Tocantins, Geizianne Pereira da Cunha, participante da oficina, esta foi uma oportunidade para aprender e ampliar o uso das ferramentas do Instituto. “Usamos muito as plataformas do IBGE para construir os nossos trabalhos, principalmente o Sidra. Mesmo sendo usuária da plataforma, sempre aprendemos algo novo”, avaliou Geizianne.

O presidente Marcio Pochmann agradeceu ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o apoio na realização do evento de divulgação do Censo no estado - Foto: Divulgação Governo do Estado
O presidente do IBGE e diretoria foram recebidos pelo governador e secretários do estado do Tocantins - Foto: Divulgação Governo do Estado
O IBGE ofereceu capacitação  para 60 gestores estaduais, com apoio da  Advocacia Geral da União (AGU), que cedeu o auditório - Foto: Divulgação Seplan TO
Servidores da Superintendência Estadual do Tocantins conheceram os novos projetos do Instituto e apresentar suas demandas ao presidente Marcio Pochmann - Foto: Wendy Becker/IBGE

Agenda com governador e visita à SES-TO

Após a abertura da oficina, o presidente do IBGE e as diretoras de Pesquisas do IBGE, Elizabeth Hypólito, e de Geociências, Ivone Batista, se reuniram com o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e secretários. Na ocasião, o presidente do Instituto agradeceu o apoio do Governo do Estado na divulgação das Coordenadas dos Endereços do Censo Demográfico e presenteou o chefe do Executivo com um kit do IBGE e o livro “As Expedições Geográficas do IBGE: Um Retrato do Brasil (1941-1968)”. “É uma alegria para nós recebermos a divulgação de estudos e coordenadas aqui em Tocantins, é importante a vinda do professor Márcio e de toda a equipe do IBGE, para nos números do Brasil durante todo o ano”, afirmou o governador.

Ainda na tarde do dia 31, Pochmann e a diretoria do IBGE visitaram a sede da SES-TO. Pochmann falou sobre a iniciativa “Diálogos Internos” e a construção e divulgação do primeiro Plano de Trabalho do IBGE. “Nós estamos muito comprometidos com essa perspectiva da participação, da transparência e da democracia. Nós temos um diagnóstico decorrente de um grande trabalho interno”. Para o presidente do Instituto, é importante ressaltar o papel que o IBGE tem para o país, e, neste sentido, “2024 é um ano chave para o IBGE dar um salto, do ponto de vista de estabelecer o papel central do Instituto na construção do Sistema Nacional de Geociências, Estatística e Dados, coordenado pelo IBGE”, afirmou.

O superintendente Paulo Ricardo Amaral afirmou que a visita é uma grande oportunidade para a SES-TO ser ouvida pelo presidente e diretores e poder organizar a divulgação das Coordenadas dos Endereços do Censo. “Estamos honrados com o trabalho que nos foi colocado. Nossa unidade é pequena, mas nos esforçamos muito para realizar o Censo e agora a divulgação dos dados, desse conjunto de eventos, e mostrar o nosso compromisso com a instituição”, concluiu Amaral.