Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Coordenadas geográficas

Ponte Alta do Tocantins no Jalapão sediará divulgação das coordenadas dos endereços do Censo 2022

Editoria: IBGE | Da Redação

18/01/2024 15h30 | Atualizado em 08/02/2024 08h52

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar no dia 2 de fevereiro, às 10 horas, os dados das coordenadas dos endereços do Censo Demográfico 2022. O município escolhido para sediar o evento é Ponte Alta do Tocantins, portal de entrada do Parque do Jalapão. O presidente do IBGE, Marcio Pochmann; o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e demais autoridades estarão presentes.

Serão divulgadas as coordenadas geográficas dos endereços de todos os domicílios e estabelecimentos visitados durante a operação de coleta do Censo 2022, juntamente com a classificação da finalidade de uso para cada um deles. A captação dessas coordenadas para todos os endereços do país, incluindo as áreas urbanas, foi uma das inovações do Censo Demográfico 2022, resultando em um cadastro de endereços 100% georreferenciado pela primeira vez. Essa inovação, além de fornecer um panorama completo da cobertura territorial da coleta realizada pelo IBGE, permite espacializar de forma mais precisa sobre o território todos os dados estatísticos divulgados como resultados do Censo, agregando-os nos mais diversos recortes geográficos.

O evento de divulgação do Censo Coordenadas Geográficas dos Endereços contará com uma ampla programação organizada pelo IBGE com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins e demais parceiros.

Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação ambiental onde se encontra alguns dos principais pontos turísticos do Tocantins. Com suas cachoeiras, rios de águas cristalinas, corredeiras, dunas de areias douradas, grandes chapadas e formações rochosas de cores e formas variadas, a região atrai muitas pessoas para a prática do ecoturismo e do turismo de aventura.

Ponte Alta do Tocantins, por sua vez, é uma cidade histórica, tradicionalmente conhecida como o portal de entrada do Parque do Jalapão. Seus principais atrativos naturais são: Pedra Furada e Cânion Sussuapara. Sua origem figura desde o fim do século XIX, quando à margem do Rio Ponte Alta, canoeiros, caçadores e pescadores, seus primeiros moradores, davam início à vida social nessa localidade que era um Distrito de Porto Nacional, chamado Bom Jesus de Ponte Alta. Em 1938, formou-se o povoado Ponte Alta do Norte, nome originado de uma árvore caída à margem do rio, que servia como ponte. Após mudar o nome para Iabetê, a emancipação da Vila foi aprovada em 14 de novembro de 1958, dando origem ao município de Ponte Alta do Norte que, com a criação do Estado do Tocantins, recebe a denominação de Ponte Alta do Tocantins.

Serviço

Evento: Coordenadas geográficas dos endereços do Censo Demográfico 2022

Data: 02 de fevereiro, a partir das 10 horas

Local: Escola Estadual Alcides Rufo, localizada na Av. Primavera do Leste, quadra 06, lote 03, setor sul, em Ponte Alta do Tocantins (TO)

On line

O evento será transmitido pelo canal do IBGE no Youtube - youtube.com/ibgeoficial