Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo 2022

Censo 2022: IBGE divulga primeiros resultados para cor ou raça em Salvador

Editoria: Estatísticas Sociais | Caio Belandi

22/12/2023 18h11 | Atualizado em 26/01/2024 10h26

Equipe técnica do IBGE durante divugação do Censo 2022: Identificação étnico-racial da população, por sexo e idade - Foto: Agência IBGE Notícias

O IBGE divulgou, nesta sexta-feira, 22, os resultados do Censo 2022 de identificação étnico-racial da população, por sexo e idade. O evento foi realizado na Casa do Olodum, localizada no Pelourinho, em Salvador. Confira aqui (link) os principais resultados da divulgação.

A solenidade contou com representantes de importantes parceiros do Instituto, como o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), os ministérios da Igualdade Racial, do Planejamento e dos Povos Indígenas, do Olodum, da Secretaria de Promoção de Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) do Governo do Estado da Bahia, entre outras instituições.

O grupo da escola do Olodum abriu o evento com um show de percussão e, na sequência, Marcelo Gentil, presidente do Olodum, abriu as falas lembrando o processo de identificação étnico-racial em censos anteriores, e a importância do IBGE para o país. “O IBGE trabalha produzindo dados para subsidiar a construção, criação e execução de políticas públicas, e o Estado brasileiro elabora seus orçamentos anuais sobre os dados do IBGE. É um privilégio para o Olodum recebê-los hoje”, disse Gentil.

Em sua fala, o presidente do IBGE, Marcio Pochmann, também citou Censos anteriores para ressaltar a qualidade da operação realizada em 2022. “O que estamos fazendo hoje é revelar, do ponto de vista científico e técnico, com as melhores metodologias existentes no mundo, o que é a população brasileira. E só foi possível ser realizado com o esforço de todos os ibgeanos e ibgeanas, a despeito das dificuldades”, afirmou Pochmann.

Presente ao evento, o secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, João Vilaverde, declarou que o momento era histórico. “Sempre que o IBGE divulga as suas informações, quaisquer que sejam elas, é um momento histórico. Porque é quando a gente se conhece mais”, afirmou. Já Anderson Quak, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do mesmo ministério, reforçou que o evento na Casa da Olodum foi “uma estrada que foi pavimentada pelos que antecederam”.

”#PraCegoVer
O presidente do IBGE, Marcio Pochamnn, durante sua fala na divulgação do Censo 2022 na Casa do Olodum, em Salvador
”#PraCegoVer
Marta Antunes, coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, concede entrevista na Casa do Olodum
”#PraCegoVer
A cerimônia teve a presença de Ângela Guimarães, secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia
”#PraCegoVer
Cimar Azeredo, diretor de Pesquisas do IBGE, destacou a importância da divulgação dos resultado do Censo em Salvador
”#PraCegoVer
João Villaverde, Secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento, durante seu discurso
”#PraCegoVer
Iêda Leal, secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, discursa na divulgação do Censo 2022 em Salvador
”#PraCegoVer
Convidados reunidos no auditório da Casa do Olodum para a divulgação do Censo 2022

Representando o Ministério da Igualdade Racial, Iêda Leal, secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, parabenizou o IBGE pela cerimônia e pelo trabalho realizado no Censo 2022. “Esses números ajudarão a dar o tom do nosso trabalho”.

Ângela Guimarães, secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, foi ao microfone para falar sobre o “momento simbólico” que era o evento e citou os resultados divulgados para povos indígenas e quilombolas, em agosto. “Precisamos colocar os dados do Censo no devido de lugar: de centralidade, de valorização, de validação e importância para balizar as políticas públicas que todas as áreas do governo precisam fazer”.

Divulgação por cor ou raça foi a quinta do Censo 2022

Além da divulgação dos recortes por cor ou raça do Censo 2022, o IBGE, também nesta sexta-feira, divulgou a atualização dos dados das divulgações “Quilombolas: Primeiros Resultados do Universo” e "Indígenas: Primeiros Resultados do Universo”. Essa atualização foi feita a partir da segunda apuração do Censo Demográfico 2022, com a incorporação dos trabalhos de revisão de campo e demais ajustes realizados pelo Instituto entre 29 de maio e 07 de julho de 2023.

Esta foi a quinta divulgação do Censo 2022. Os primeiros resultados foram divulgados em 28 de junho, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, quando o Brasil ficou sabendo quantos somos. Um mês depois, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, foram divulgados os primeiros resultados sobre a população quilombola no país. Em 7 de agosto, foi a vez da publicação dos dados sobre os povos indígenas, no Teatro da Paz, em Belém. A mais recente divulgação do Censo 2022 foi feita em 27 de outubro, com os recortes por idade e sexo, em evento realizado no Centro de Documentação e Disseminação de Informações (CDDI) do IBGE, no Rio de Janeiro.