Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Caravana Federativa

São Luís receberá a Caravana Federativa com a participação do IBGE/MA

Editoria: IBGE | Thaianne Costa

21/11/2023 10h20 | Atualizado em 24/11/2023 12h05

A quinta edição da Caravana Federativa do governo federal será realizada no Maranhão, na capital São Luís, nos dias 23 e 24 de novembro, no Ceprama. Na ocasião, os servidores do IBGE terão a oportunidade de dar visibilidade às pesquisas e ações do Instituto, além de oferecer atendimento às 217 prefeituras do estado.

O evento, que vai contar com palestras, oficinas, disponibilização de serviços e atendimento técnico de várias instituições federais, tem o objetivo de promover engajamento institucional entre os governos federal, estadual e municipal para estabelecer a cooperação das ações e um canal permanente de comunicação entre os entes federados. De acordo com o superintendente do IBGE/MA, Marcelo Virgínio de Melo, “a iniciativa é inovadora por disponibilizar serviço técnico qualificado e prestação de informações em cooperação técnica, incluindo toda a produção do Instituto no Maranhão”, afirmou Melo.

Estande do IBGE

A equipe da SES/MA ficará responsável pelo atendimento no estande do IBGE, onde os prefeitos, assessores, secretários e demais participantes poderão tirar dúvidas sobre os produtos do Instituto, conhecer as bases de dados e os canais de informação, bem como conferir os resultados do Censo Demográfico 2022 e demais pesquisas. Disponibilizar esses dados para os representantes dos municípios “é fundamental para que se formalizem as políticas públicas e para que exerçam de forma eficaz a função alocativa, uma vez que os recursos são escassos e precisam ser geridos de acordo com as necessidades de cada local”, enfatizou o superintendente.

Além do IBGE, 31 ministérios e 03 autarquias (FNDE, Funasa e INSS) já confirmaram participação na Caravana Federativa do Maranhão. A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), a Equatorial e os Correios também estarão presentes. No estande do IBGE, prefeitos, assessores, secretários e demais participantes poderão tirar dúvidas sobre os produtos do Instituto, conhecer as bases de dados e os canais de informação, bem como conferir os resultados do Censo Demográfico 2022 e demais pesquisas. Os visitantes ganharão sacolas com blocos, canetas, mapas calendário e folders e materiais informativos institucionais.

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, classificou a Caravana em Tocantins como um marco na reconstrução das relações federativas - Wualisson Chaves/SDDI-TO
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, classificou a Caravana em Tocantins como um marco na reconstrução das relações federativas - Wualisson Chaves/SDDI-TO
O secretário Sergislei Moura, da Secretaria Estadual do Planejamento e Orçamento e o superintendente do IBGE em Tocantins, Paulo Ricardo Amaral, no estande do Instituto na Caravana Federativa - Wualisson Chaves/SDDI-TO

Caravanas

Com o tema: “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, a inciativa já passou pelas capitais Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Palmas (TO). Ainda este ano, após passar pelo Maranhão, a previsão é de que ainda seja realizada a Caravana no Ceará, contando também com a participação do IBGE.

Serviço

Local/Horário: Área de Eventos – CEPRAMA | Rua São Pantaleão, N° 1212, Madre Deus, São Luís – MA | 9 h às 15 h

Mais informações e inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/caravana-federativa-maranhao/2251451