Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Diálogos

"A luta do IBGE chega a quem mais precisa, à Dona Maria e Seu José”, diz ministra Tebet ao Diálogos IBGE

Editoria: IBGE | Da redação

17/11/2023 14h45 | Atualizado em 17/11/2023 18h01

A ministra Simone Tebet enviou vídeo para os participantes do encontro Diálogos

A credibilidade do IBGE “se deve a cada demógrafo, a cada pesquisador, a cada supervisor, a cada diretor, a cada servidor público efetivo, concursado ou temporário, que trabalha no IBGE”, afirmou a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em mensagem de vídeo enviada ao 1º Encontro Diálogos IBGE 90 Anos, que se encerra nesta sexta-feira, 17, em Parada de Lucas, na cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a ministra, a luta do IBGE “é uma luta que lá na ponta, ela chega para quem mais precisa, à Dona Maria e ao Seu José. Especialmente, ela é fundamental para que nós, aqui nos Ministérios, possamos colocar o pouco dinheiro que nós temos para chegar de forma correta, para chegar a quem mais precisa.” A mensagem da ministra foi transmitida aos participantes do Encontro na Plenária de Encerramento, na tarde desta sexta-feira, quando foram lidas as doze diretrizes elaboradas pelos grupos de trabalho do Encontro, e que nortearão as ações do IBGE até 2026, quando o Instituto completa 90 anos.

O Projeto Diálogos IBGE 90 Anos contou com mais de dez mil participações em 61 reuniões, virtuais e presenciais que somaram 60 horas de gravações, dos 12 grupos e 17 subgrupos ao longo de três meses de preparação, que produziram duas mil páginas de documentos e mais de 50 matérias publicadas. O 1º Encontro Diálogos IBGE 90 Anos reuniu mais de 500 pessoas em Parada de Lucas, na zona norte da Cidade do Rio de Janeiro, ao longo de dois dias de integração entre servidores, exposição e painéis de discussão, memória e apresentação artística. As diretrizes definidas no Encontro serão encaminhadas à ministra Simone Tebet e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Veja abaixo a transcrição do vídeo da ministra Simone Tebet enviado ao 1º Encontro Diálogos IBGE 90 Anos:

“Olá, amigos e amigas do IBGE, servidores públicos não só de carreira, mas que compõem o IBGE, é um prazer muito grande mandar esse vídeo para vocês. Sou Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento. Recebi o convite para essa mesa de diálogos do IBGE, para participar ai com vocês. Um convite que me foi feito especialmente pelo Presidente do IBGE, Marcio Pochmann.

Então em nome dele, dando aqui um abraço caloroso ao Marcio, gostaria de estender esse abraço a cada um e cada uma de vocês, que são responsáveis por esse Instituto, que é essencial para todos nós, quando nós falamos de Brasil, quando nós falamos de políticas públicas, quando nós falamos de investimentos, sejam públicos ou privados, quando nós falamos de conhecimento e de informação, a base que nos dá sustentação para saber como fazer e o que fazer no Brasil, nós pensamos no IBGE.

Poucos órgãos, poucas instituições têm a credibilidade que o IBGE tem. Se assemelha um pouco ao papel e à credibilidade que até muitas vezes as Igrejas têm, e que a religião tem na vida das pessoas, tamanha a credibilidade do IBGE. Isso se deve não ao órgão, à uma estrutura de concreto, mas isso se deve a cada demógrafo, a cada pesquisador, a cada supervisor, a cada diretor, a cada servidor público efetivo, concursado ou temporário, que trabalha no IBGE. Portanto aqui o meu reconhecimento de que a luta de vocês não é inglória. É uma luta que lá na ponta, ela chega para quem mais precisa, à Dona Maria e ao Seu José. Especialmente ela é fundamental para que nós aqui nos Ministérios possamos colocar o pouco dinheiro que nós temos para chegar de forma correta para chegar a quem mais precisa.

Portanto, eu quero deixar uma mensagem bem objetiva: dizer que fico muito feliz com esse encontro, com esse diálogo que o presidente Marcio está fazendo com vocês. Porque é assim que você erra menos. Numa democracia, várias cabeças pensando, várias sugestões colocadas na mesa para a gente extrair aquilo que há de melhor.

No mais, aquilo que vocês decidirem que é a vontade soberana de quem está no dia a dia do IBGE, com a experiência que tem, sabendo que vão contar com a participação e a experiência e apoio do Ministério do Planejamento e Orçamento. Um grande abraço a vocês e um bom dia!”