Parceria institucional
IBGE assina acordo de cooperação técnica com SPU para realização de exposição no Palácio da Fazenda
16/11/2023 18h40 | Atualizado em 16/11/2023 18h40
O IBGE firmou, nesta quinta-feira (16), um acordo de cooperação técnica com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A assinatura do documento ocorreu no auditório do Palácio da Fazenda, no Centro do Rio de Janeiro, em uma solenidade para comemorar os 80 anos da construção do prédio. Representando o IBGE, a diretora executiva Flávia Vinhaes compôs a mesa com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Secretaria de Patrimônio da União, do Arquivo Nacional do Brasil, do Ministério da Cultura, do Ministério da Fazenda e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Pelo IBGE também estiveram presentes na cerimônia o assessor da Presidência, Denis Maracci, e o diretor de Geociências, Claudio Stenner.
O acordo foi planificado em seis eixos, dentre eles, o projeto Acervo IBGE. O objetivo será recuperar, preservar e expor para toda a sociedade as cartografias, imagens e documentos históricos tanto do Instituto quanto da SPU, com direito a uma exposição que acontecerá no térreo do histórico Palácio da Fazenda.
Inaugurado em 1943, o edifício de arquitetura neoclássica abrigou inúmeros órgãos federais e estaduais nas últimas oito décadas, como a Receita Federal, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e o Tribunal de Contas da União. O prédio, cuja fachada foi recentemente restaurada, abriga ainda o Museu da Fazenda Federal e a maior biblioteca econômica do país, com mais de 150 mil volumes. Em 2005, o Palácio da Fazenda foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan).
"Esse acordo é fundamental para compartilhar espaços e equipamentos e diminuir custos e melhorar a nossa gestão interna. Estamos muito otimistas e esperamos que gere bons resultados para ambos os órgãos e com benefício para toda a sociedade", afirmou Flávia Vinhaes.
O acordo também prevê o projeto piloto do Censo Imobiliário do Patrimônio da União, que pretende estudar a viabilidade e a realização de um recenseamento imobiliário da União, e do programa Racionaliza, que promoverá o uso racional dos imóveis e carteiras imobiliárias do IBGE e da SPU.
Ainda no escopo do acordo, o IBGE também auxiliará a SPU no mapeamento e cartografia de interesse comum, além da integração de plataformas, dados e informações e um programa de capacitação e de treinamentos entre os servidores de ambas as instituições. "Sabemos da importância do IBGE, tentávamos realizar uma parceria como essa há algum tempo, e é fantástico que agora seja realizada", vibrou Lúcio Andrade, secretário de Patrimônio da União.