Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Parceria institucional

IBGE assina acordo de cooperação técnica com SPU para realização de exposição no Palácio da Fazenda

Editoria: IBGE | Caio Belandi

16/11/2023 18h40 | Atualizado em 16/11/2023 18h40

A diretora executiva do IBGE, Flávia Vinhaes, e Lúcio Andrade, secretário de Patrimônio da União, durante assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, no Palácio da Fazenda, no Centro do Rio de Janeiro - Foto: Caio Belandi/Agência IBGE Notícia

O IBGE firmou, nesta quinta-feira (16), um acordo de cooperação técnica com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A assinatura do documento ocorreu no auditório do Palácio da Fazenda, no Centro do Rio de Janeiro, em uma solenidade para comemorar os 80 anos da construção do prédio. Representando o IBGE, a diretora executiva Flávia Vinhaes compôs a mesa com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Secretaria de Patrimônio da União, do Arquivo Nacional do Brasil, do Ministério da Cultura, do Ministério da Fazenda e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Pelo IBGE também estiveram presentes na cerimônia o assessor da Presidência, Denis Maracci, e o diretor de Geociências, Claudio Stenner.

A diretora executiva do IBGE, Flávia Vinhaes, compôs a mesa com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, da Secretaria de Patrimônio da União, do Arquivo Nacional do Brasil, do Ministério da Cultura, do Ministério da Fazenda e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - Foto: Caio Belandi/Agência IBGE Notícia

O acordo foi planificado em seis eixos, dentre eles, o projeto Acervo IBGE. O objetivo será recuperar, preservar e expor para toda a sociedade as cartografias, imagens e documentos históricos tanto do Instituto quanto da SPU, com direito a uma exposição que acontecerá no térreo do histórico Palácio da Fazenda.

Inaugurado em 1943, o edifício de arquitetura neoclássica abrigou inúmeros órgãos federais e estaduais nas últimas oito décadas, como a Receita Federal, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e o Tribunal de Contas da União. O prédio, cuja fachada foi recentemente restaurada, abriga ainda o Museu da Fazenda Federal e a maior biblioteca econômica do país, com mais de 150 mil volumes. Em 2005, o Palácio da Fazenda foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan).

"Esse acordo é fundamental para compartilhar espaços e equipamentos e diminuir custos e melhorar a nossa gestão interna. Estamos muito otimistas e esperamos que gere bons resultados para ambos os órgãos e com benefício para toda a sociedade", afirmou Flávia Vinhaes.

no evento de comemoração dos 80 anos do Palácio da Fazenda, no Centro do Rio - Foto: Caio Belandi/Agência IBGE Notícia

O acordo também prevê o projeto piloto do Censo Imobiliário do Patrimônio da União, que pretende estudar a viabilidade e a realização de um recenseamento imobiliário da União, e do programa Racionaliza, que promoverá o uso racional dos imóveis e carteiras imobiliárias do IBGE e da SPU.

Ainda no escopo do acordo, o IBGE também auxiliará a SPU no mapeamento e cartografia de interesse comum, além da integração de plataformas, dados e informações e um programa de capacitação e de treinamentos entre os servidores de ambas as instituições. "Sabemos da importância do IBGE, tentávamos realizar uma parceria como essa há algum tempo, e é fantástico que agora seja realizada", vibrou Lúcio Andrade, secretário de Patrimônio da União.