Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE inicia “1º Encontro Diálogos IBGE 90” para definir diretrizes dos próximos três anos

Editoria: IBGE | Caio Belandi

16/11/2023 09h00 | Atualizado em 16/11/2023 09h20

O IBGE inicia nesta quinta-feira (16), na unidade de Parada de Lucas, zona norte do Rio de Janeiro (RJ), o 1º Encontro Diálogos IBGE 90 Anos. O evento definirá 12 diretrizes que nortearão a atuação do Instituto nos próximos três anos, até seu 90º aniversário em 2026.

A conferência, que irá até sexta-feira (17), deve reunir mais de 400 participantes entre servidores da ativa, aposentados, sindicalistas e colaboradores do IBGE, além de autoridades e representações diplomáticas internacionais. Ao fim das atividades, um documento com as 12 orientações será encaminhado pelo presidente do IBGE, Marcio Pochmann, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e às demais autoridades presentes na cerimônia final.
“Parada de Lucas é uma localidade emblemática para o IBGE, pois esta unidade abrigou por muitos anos aquela que foi a maior gráfica da América Latina, onde foram confeccionados os questionários dos Censos ao longo de décadas, além de mapas, cartografias e outros importantes documentos do Instituto”, destaca o presidente Marcio Pochmann.

O encontro é uma das ações no escopo do projeto “Diálogos IBGE 90 anos". Para construção do “Diálogos,” foram criados 12 grupos de trabalho das mais variadas áreas e ações, com o intuito de debater avanços e desafios em cada uma das seguintes áreas:

Grupo 1 – Revitalização do IBGE: estruturas físicas (riscos e oportunidades de uso), tecnológicas (equipamentos) e virtuais (sistemas e servidores)

Grupo 2 – O novo IBGE: estrutura organizacional e funcionamento nacional e descentralização, gestão, carreiras, concursos, ouvidoria, integração, compras, entre outros

Grupo 3 – Plano de estudos e pesquisas cadastrais, censitárias e amostrais: atuais e novas

Grupo 4 – Novo hub público informacional da Nação constitutivo do ecossistema do soberano Sistema Nacional de Estatísticas, Geoinformações e Dados

Grupo 5 – IBGE 90 anos: memória, presente e futuro

Grupo 6 – Produção e difusão de conhecimento: ensino e publicações: atuais e novas

Grupo 7 – Fortalecimento e suporte às superintendências estaduais

Grupo 8 – Presença física e virtual renovada e compartilhada com prioridades regionais estratégicas

Grupo 9 – Reafirmação do protagonismo do IBGE entre as principais instituições homólogas nas nações que possuem os melhores e mais abrangentes sistemas de dados e estatísticas do planeta

Grupo 10 – Rearticulação do IBGE enquanto produtor de dados e informações estatísticas e geográficas da mais alta qualidade internacional com embaixadas e organismos multilaterais e parceiros do Brasil no exterior

Grupo 11 – Preparação, organização e realização do congresso interno das ibgeanas e ibgeanos

Grupo 12 – Apresentação, discussão e aprovação do Plano de Trabalho do IBGE 90 anos

O “1º Encontro Diálogos IBGE 90” acontece após três outras rodadas de reuniões realizadas em setembro e outubro. Ao todo, foram mais de dez mil participações e centenas de propostas ao longo de mais de 50 reuniões, e contribuições, em modalidade presencial e remota, nos grupos e subgrupos temáticos. “A realização deste evento representa a conclusão de um processo de participação e diálogo transversal entre a nova diretoria e o corpo de servidores e servidoras, colaboradores, sindicalistas e aposentados do IBGE”, celebra Pochmann.

Acompanhe esta e outras notícias do 1º Encontro Diálogos IBGE 90 Anos no canal do Youtube e nas redes sociais do IBGE:

Youtube
Instagram
Twitter
Facebook