Em Palmas
Com participação do IBGE, quarta edição da Caravana Federativa será em Palmas
08/11/2023 18h42 | Atualizado em 08/11/2023 19h22
A quarta edição da Caravana Federativa do governo federal será realizada na Capital tocantinense, Palmas, nos dias 9 e 10 de novembro, no Colégio Senador Antonio Luiz Maya, na 206 Norte, Palmas (TO). Durante o evento, os técnicos do IBGE terão a oportunidade de dar visibilidade às pesquisas e ações do Instituto, além de oferecer atendimento às 139 prefeituras do estado.
O evento, que vai contar com palestras, oficinas, disponibilização de serviços e atendimento técnico de várias instituições. O objetivo é promover maior engajamento institucional entre os governos federal, estadual e municipal, para estabelecer a cooperação das ações e um canal permanente de comunicação entre os entes federados.
De acordo com o superintendente da SES-TO, Paulo Ricardo Amaral, esse encontro é importante para “fortalecer a relação institucional entre os órgãos participantes, a colaboração e a sinergia”. A equipe da SES-TO ficará responsável pelo atendimento no estande do IBGE, onde os prefeitos, assessores, secretários e demais participantes poderão tirar dúvidas sobre os produtos do Instituto, conhecer as bases de dados e os canais de informação, bem como conferir os resultados do Censo Demográfico 2022 e demais pesquisas. Os visitantes ganharão sacolas com blocos, canetas, mapas calendário e folders/informativos institucionais.
Além do IBGE, 24 ministérios já confirmaram participação na Caravana Federativa do Tocantins. A Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e os Correios também marcarão presença no evento.
Caravanas
Com o tema: “União e reconstrução por uma nova relação federativa”, em agosto, Salvador (BA) foi a primeira Capital a receber a iniciativa. Em setembro, foi a vez do Rio de Janeiro (RJ) e, em outubro, Porto Alegre (RS) teve a oportunidade de sediar o evento. Em Palmas, porém, será a terceira participação do IBGE na Caravana Federativa. Em 2023, a previsão é de que ainda sejam realizadas as Caravanas no Maranhão e no Ceará e o IBGE estará presente em todas elas.