Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IPP

Preços na indústria têm alta de 1,11% em setembro

Editoria: Estatísticas Econômicas | Igor Ferreira

26/10/2023 09h00 | Atualizado em 31/10/2023 10h23


Refino de petróleo se destacou em setembro, com a maior variação (8,28%) e principal influência (0,85 p.p.) no índice - Foto: Freepik

Pelo segundo mês consecutivo os preços da indústria tiveram variação positiva, registrando alta de 1,11% em setembro frente a agosto. O Índice de Preços ao Produtor (IPP) acumula -7,92% em 12 meses. O índice acumulado no ano chegou a -5,43%. Essa é a menor taxa acumulada no ano já registrada para um mês de setembro desde o início da série histórica, em 2014.

Em setembro de 2023, 13 das 24 atividades industriais pesquisadas apresentaram variações positivas de preço quando comparadas ao mês anterior. Em agosto, 10 atividades haviam apresentado variações positivas de preço em relação ao mês anterior. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo IBGE.

As atividades industriais com as variações de preço mais expressivas no resultado de setembro foram refino de petróleo e biocombustíveis (8,28%), bebidas (-5,09%), indústrias extrativas (3,86%) e impressão (1,78%). Já as maiores influências vieram de petróleo e biocombustíveis (0,85 p.p.), indústrias extrativas (0,19 p.p.), bebidas (-0,13 p.p.) e outros produtos químicos (0,12 p.p.).

“Assim como ocorreu no mês passado, em setembro observamos um aumento nos preços de refino, que é o segundo setor de maior peso na indústria brasileira. Ele só fica atrás de alimentos, cuja variação recente não a coloca entre as quatro mais expressivas”, explica Alexandre Brandão, analista do IPP.

O setor de refino de petróleo e biocombustíveis foi o destaque de setembro, mostrando a maior variação e exercendo o maior impacto no índice do mês. Trata-se da variação mais intensa na comparação mensal, a terceira maior no acumulado no ano e a segunda mais alta no acumulado em 12 meses. Em termos de influência, ficou em primeiro lugar na comparação com o mês anterior e no acumulado no ano, e em segundo no acumulado em 12 meses.

“O comportamento dos preços do refino está diretamente ligado à alta de preços do óleo bruto de petróleo, que vem aumentando no mundo todo por causa da recente diminuição da produção”, acrescenta Alexandre.

Com a segunda maior variação e terceira influência mais significativa em setembro, o setor de bebidas teve a variação negativa mais intensa desde o início da série histórica, em 2014. Os três produtos de maior peso na atividade, “cervejas e chope” (55,35%), “refrigerantes” (29,87%) e “xaropes para bebidas com fins industriais” (11,74%) apresentaram variação negativa, o que mostra um comportamento generalizado de queda de preços. “Além de um reposicionamento de preços, os custos no setor estão caindo. Logo, há margem para queda de preços”, observa Alexandre.

Já a atividade de indústrias extrativas ficou com a terceira posição no ranking de maiores variações e em segundo lugar entre as influências. De acordo com Alexandre, esse resultado é explicado pelo aumento de preços do óleo bruto de petróleo. “A redução da oferta global de petróleo, provocando alta de preços, tem desdobramentos na indústria brasileira”, lembra ele.

Pela perspectiva das grandes categorias econômicas, a variação de preços observada na passagem de agosto para setembro repercutiu da seguinte forma: 0,37% de variação em bens de capital (BK); 1,81% em bens intermediários (BI); e 0,22% em bens de consumo (BC), sendo que a variação vista nos bens de consumo duráveis (BCD) foi de 0,01%, enquanto nos bens de consumo semiduráveis e não duráveis (BCND) foi de 0,26%.

Mais sobre a pesquisa

O IPP acompanha a mudança média dos preços de venda recebidos pelos produtores domésticos de bens e serviços, e sua evolução ao longo do tempo, sinalizando as tendências inflacionárias de curto prazo no país. Trata-se de um indicador essencial para o acompanhamento macroeconômico e um valioso instrumento analítico para tomadores de decisão, públicos ou privados.

A pesquisa investiga, em pouco mais de 2.100 empresas, os preços recebidos pelo produtor, isentos de impostos, tarifas e fretes, definidos segundo as práticas comerciais mais usuais. Cerca de 6 mil preços são coletados mensalmente. As tabelas completas do IPP estão disponíveis no Sidra. A próxima divulgação do IPP, referente a outubro, será em 29 de novembro.


Palavras-chave: Preços na indústria têm alta de 1, 11% em setembro