Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

IBGE marca presença na Caravana Federativa atendendo prefeitos, secretários municipais e público em geral

Editoria: IBGE | Carmen Nery

28/09/2023 18h00 | Atualizado em 28/09/2023 19h07

O secretário de Agricultura e Pesca de Itaguaí (RJ), Carlos Ribeiro, demonstrou interesse sobre dados relativos a limites territoriais. - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

O estande do IBGE atraiu grande interesse de prefeitos e secretários municipais durante a Caravana Federativa Rio de Janeiro, evento promovido pelo governo federal, que ocorre na quinta, 28, e na sexta, 29 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica, Cidade Nova (RJ). Com palestras e oficinas apresentadas por representantes de diversos órgãos públicos, o evento disponibiliza serviços dos governos federal e estadual para a população. O IBGE participa apresentando algumas de suas principais pesquisas.  
O evento foi aberto pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que ressaltou a importância econômica do estado e a necessidade da integração federativa; e pelo Secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Luiz Ceciliano, representando o governo federal. Estiveram presentes ainda o prefeito do Rio, Eduardo Paes, além de prefeitos e secretários (mais de 600) de 91 dos 92 municípios do estado. 

“Esta é a segunda Caravana Federativa, depois da Bahia, quando tivemos 34 ministérios atendendo 355 municípios e 288 prefeitos e prefeitas, senadores e deputados federais e estaduais além de ministros, somando mais de 3,5 mil atendimentos. Aqui na Caravana Federativa do Rio temos 36 dos 37 ministérios. Quando atendemos bem um município, estamos resolvendo o problema na ponta (para o cidadão). Na secretaria, atendemos, de janeiro a agosto, mais de 2,5 mil municípios, metade dos municípios brasileiros, alguns mais de uma vez”, anunciou Ceciliano.  

Gilvana Miranda, secretária municipal de Promoção Social e Trabalho de Cachoeira de Macacu (RJ), foi buscar dados sociais do último censo para as políticas públicas da secretaria - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias
Estande do IBGE foi muito procurado por prefeitos, assessores e secretários municipais - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias
Rosi Silva, vice-prefeita de Vassouras (RJ), e Giovani Dornelas, secretário municipal de Urbanismo e Patrimônio Histórico de Vassouras - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias
Artur Silveira, ex-prefeito de Mesquita (RJ) - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias
-Alberto Lopes, assessor técnico da área de desenvolvimento urbano e meio ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias
Mauro Cunha, secretário de Planejamento de Casimiro de Abreu (RJ) - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias
O coordenador de comunicação social Daniel Castro com a equipe de atendimento do IBGE no estande da Caravana Federativa - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias
Auditório lotado para a abertura da Caravana Federativa Rio de Janeiro - Foto: Márcio Costa/Agência IBGE Notícias

Grande interesse de prefeitos 

No estande do IBGE, houve grande interesse de prefeitos, assessores e secretários municipais pelos dados do Instituto. Eles puderam tirar dúvidas com os técnicos da CEON (Coordenação de Experiência e Serviços On Line), que atenderam o público mostrando o portal institucional e como utilizar alguns canais, bem como mostrar como colocar os dados de determinado município no site da prefeitura. Já o pessoal da COATI (Coordenação de Atendimento e Informação) tirou dúvidas sobre os dados já publicados do Censo 2022, sobre o SIDRA e qualquer outra pesquisa realizada pelo IBGE. 

Além de conhecer os principais canais de informação do IBGE, autoridades municipais, parceiros e público que visitaram o estande do IBGE ganharam sacolas com blocos, canetas, mapas, calendários e folders de pesquisas e institucionais, como Informativos Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) , Informativo Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), Informativo Estatísticas do Registro Civil, Informativo PIB dos Municípios, Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS), folder Quilombola, folder Indígenas, Folder Regic, folder Somos mais de 200 milhões e, ainda, filipetas Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). 

O secretário de Agricultura e Pesca de Itaguaí (RJ), Carlos Ribeiro, demostrou especial interesse nos dados do Censo Agropecuário e sobre as definições recentes dos limites territoriais. “Há uma série de questões relacionadas aos limites territoriais. Como secretário de agricultura e pesca, vim buscar um apoio do IBGE. Gostei do atendimento e da troca de informações entre órgãos públicos, prefeitura de Itaguaí e IBGE”, afirmou Ribeiro. 

Gilvana Miranda, secretária municipal de Promoção Social e Trabalho de Cachoeira de Macacu (RJ), foi buscar dados sociais do último censo para a secretaria. “Precisamos de dados, como gênero e faixa etária, a serem divulgados em breve, que são importantes, inclusive, para fazermos um comparativo com a base de dados do Cadastro Único para termos uma realidade mais precisa. Esses dados serão utilizados na área de vigilância socioassistencial para planejarmos políticas públicas”, informou a secretária.  

Rosi Silva, vice-prefeita de Vassouras (RJ), e Giovani Dornelas, secretário municipal de Urbanismo e Patrimônio Histórico de Vassouras, estavam interessados em dados dos limites territoriais, já que o município teve uma redução e perdeu territórios com atividade econômica relevante. “Trata-se de uma área de indústrias e fazendas do município”, lamentou Dornelas. 

Artur Silveira, ex-prefeito de Mesquita (RJ), foi em busca de atualização de dados sobre a cidade que governou de 2005 a 2012. Ele destaca que o IBGE acabou de divulgar o Censo 2022 e há uma série de dados novos, como o mapeamento das comunidades quilombolas e outras informações qualitativas de municípios.  

“Gostei muito. A população de Mesquita diminuiu 0,06%, embora o número de domicílios tenha crescido 15%. Acredito que é um movimento de filhos que constroem novo domicílio no terreno dos pais. Apesar da redução de população, não tivemos diminuição das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); mas havia a expectativa de que a cidade crescesse para 200 mil habitantes e pudéssemos mudar de patamar. Mas, como integra a Região Metropolitana Mesquita é beneficiada pela posição geopolítica, pois vários programas são voltados para regiões metropolitanas”, ressaltou Silveira. 

Alberto Lopes, assessor técnico da área de desenvolvimento urbano e meio ambiente do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), colabora com o IBGE em pesquisas como a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC). Para ele, a pesquisa vem se desenvolvendo, e o IBGE tem produzido informações cada vez mais detalhadas e qualificadas sobre o que acontece no território do país. “Estamos aguardando agora a divulgação de informações mais detalhadas dos setores censitários, população urbana e rural, domicílios precários, e estamos interessados particularmente na espacialização desses dados. Aguardamos com interesse novas informações do censo”, sinalizou Lopes. 

Mauro Cunha, secretário de Planejamento de Casimiro de Abreu (RJ), auxiliou a coordenação do levantamento do censo pela secretaria e tem especial interesse na regularização dos imóveis públicos e empreendimentos imobiliários. “A setorização ajuda-nos a entender como o IBGE verifica as localizações dos imóveis. Hoje Casimiro de Abreu só tem dois Códigos de Endereçamento Postal (CEP) em todo o município. O trabalho do IBGE vai nos ajudar a poder informar aos Correios para que ele possa abrir novas nomenclaturas de CEP”, informou Cunha. 

Ele também tem interesse em dados agropecuários que deem visibilidade à produção do município. “Informações que podem gerar mais atratividade para investimentos são importantes para o município. Uma indústria de produção de proteínas, se tiver a informação de que temos os dois maiores produtores de rebanho bovino de raça nelore do estado e o maior rebanho de bubalinos, pode levar isso em consideração na hora de decidir os investimentos”, conclui Cunha.