Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

RBG

IBGE publica 68º volume da Revista Brasileira de Geografia

Editoria: Geociências | Igor Ferreira

27/09/2023 10h00 | Atualizado em 28/09/2023 09h20

  • Destaques

  • O 68º volume da Revista Brasileira de Geografia (RBG) apresenta um artigo, um ensaio, uma entrevista e a estreia de uma seção dedicada aos novos produtos lançados pelo IBGE.
  • A RBG traz um artigo sobre a dinâmica da distribuição de assentamentos realizada em diferentes governos no período democrático. Escrito por vários autores, o trabalho analisa o perfil da distribuição de terras e os biomas em que elas foram inseridas.
  • O tema do ensaio publicado, de autoria do professor Roberto Correa, é a rede urbana brasileira. A dinâmica de sua articulação espacial, a atração das metrópoles e o surgimento de novos centros urbanos foram alguns dos tópicos abordados.
  • Uma nova seção destacando os produtos lançados pelo IBGE, principalmente da área de Geociências, passa a fazer parte da revista.
  • Com a intenção de facilitar a tramitação de trabalhos submetidos e ampliar o alcance do periódico, a partir desta edição a RBG utiliza as licenças Creative Commons.
Um dos destaques da nova edição da RBG é o artigo sobre a dinâmica da distribuição de assentamentos feita em diferentes governos no período democrático - Foto: Arte sobre foto Freepik

O IBGE disponibiliza a partir de hoje (27) o primeiro número do volume 68 da Revista Brasileira de Geografia (RBG). A publicação traz um artigo de submissão contínua, um ensaio, uma entrevista e a inauguração de uma seção dedicada à divulgação de novos produtos lançados pelo Instituto.

“O principal objetivo da RBG atualmente é divulgar produtos da área de geociências do IBGE, fazendo a interlocução do Instituto com o meio acadêmico, ou seja, as instituições de ensino e pesquisa em Geografia, e com outras instituições federais que produzem conhecimento na área. Uma das novidades desta edição é nossa adesão às licenças Creative Commons, reforçando nosso propósito de facilitar a tramitação de trabalhos submetidos e aumentar a visibilidade de nossas publicações”, explica a editora-executiva da revista, Maria Lúcia Vilarinhos.

Intitulado “Política Agrária no Brasil: uma análise situacional e socioambiental de projetos de assentamento”, o artigo escrito por Matheus Quintão Braga, Juliana Ferreira Lorentz, Jéssica Ferreira, Rafael Carvalho Nogueira da Gama, Bruno Henrique Silva, José Ubiratan Rezende Santana e Maria Lúcia Calijuri aborda a distribuição de terras por parte de diferentes governos brasileiros, após a redemocratização, analisando o perfil dos assentamentos por sua extensão e biomas em que foram distribuídos. O trabalho destaca a importância do risco ambiental presente em alguns desses assentamentos. “É um tema atual, muito interessante. A proposta do artigo é analisar a distribuição de assentamentos de acordo com os biomas brasileiros e seu impacto ambiental, principalmente aqueles que aconteceram durante os governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os dois primeiros mandatos do presidente Lula”, destaca Maria Lúcia.

Já o ensaio, de autoria do professor Roberto Lobato Correa, apresenta considerações sobre a rede urbana brasileira, a dinâmica de sua articulação espacial, a atração de suas metrópoles sobre os demais entes que compõem a rede, a emergência de novos centros e o advento de relações bilaterais entre eles e as metrópoles, além de outros movimentos que a caracterizam.

Outro destaque do novo volume da RBG é a entrevista com a geógrafa Adma Haman de Figueiredo, editora-chefe da revista. Tendo acompanhado grande parte das mudanças vividas pelo campo dos estudos geográficos tanto no IBGE como no Brasil, na conversa ela conta um pouco de sua trajetória na instituição, sua formação profissional e os trabalhos desenvolvidos no Instituto. Adma também fala sobre a convivência com grandes nomes da Geografia brasileira, assim como as expectativas e novos desafios colocados para esse campo do conhecimento no IBGE e no Brasil. “Além de ser uma referência como profissional, a Adma vivenciou fases diferentes no IBGE, na Geografia e no Brasil”, acrescenta Maria Lúcia.

A 68ª edição da revista tem a estreia de uma seção que pretende dar destaque aos produtos lançados pelo IBGE, principalmente os relacionados à Diretoria de Geociências, com ênfase às contribuições mais significativas para o campo das análises espaciais. O assunto que inaugura a nova seção é o lançamento da “Proposta Metodológica para a Classificação dos Espaços do Rural, do Urbano e da Natureza no Brasil”, disponibilizada em agosto deste ano. Trata-se de uma contribuição para o debate em torno da revisão da classificação desses espaços.

No editorial da RBG há uma homenagem a dois geógrafos brasileiros, já falecidos, com importantes contribuições para o meio ambiente. Carlos Walter era professor na Universidade Federal Fluminense e se destacou pela militância ambiental, trabalhando ao lado de Chico Mendes no Acre. Já o também professor Elmo Amador completaria 80 anos de vida em 2023. Ele deu aulas na Universidade Federal do Rio de Janeiro e foi um grande defensor da Baía de Guanabara, lutando por sua preservação, recuperação dos mangues e despoluição.

Sobre a RBG

Editada pelo IBGE, a Revista Brasileira de Geografia (RBG) é uma das mais antigas e respeitadas publicações técnico-científicas brasileiras na área de Geografia e ciências afins. Com pequenas interrupções, a RBG foi publicada quadrimestralmente por quase 70 anos, entre 1939 e 2006, sendo considerada um periódico de referência. Muitos de seus artigos abriram importantes fronteiras de conhecimento, tornando-se clássicos, tanto no país quanto no exterior. Em 2016, o Instituto voltou a publicar a revista em novo formato — como edição eletrônica semestral.