Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Educação

Escola Virtual oferece curso on line gratuito de SIDRA

Editoria: IBGE | Diana Paula

23/08/2023 10h00 | Atualizado em 24/08/2023 10h02

O curso é aberto a toda a sociedade, bastando que o participante tenha concluído o Ensino Médio - Foto: Arte sobre foto Freepik

Os interessados em aprender a tabular dados estatísticos a partir do Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) já podem se inscrever na capacitação online gratuita oferecida pelo Instituto por meio de sua Escola Virtual (EVI). O curso é aberto a toda a sociedade, bastando que o participante tenha concluído o Ensino Médio.

Nas aulas, o aluno vai realizar pesquisas, montar quadros, obter rankings, efetuar downloads e gerar gráficos e cartogramas a partir das pesquisas do IBGE. A carga horária é de 25 horas, que pode ser cumprida de acordo com a disponibilidade do participante. Não há número de vagas pré-definido, e a oferta fica aberta até 30 de novembro de 2023. Serão aceitas inscrições até o dia 20 do mesmo mês. Para realizar o cadastro para frequentar o curso é necessário ter uma conta de e-mail institucional.

O coordenador de Treinamento e Aperfeiçoamento do IBGE, Paulo Tostes, explicou que no curso “os participantes aprendem a navegar pela plataforma, selecionar indicadores relevantes, realizar cruzamentos de informações e criar visualizações de dados significativas. Essas habilidades não apenas permitem uma melhor compreensão do cenário socioeconômico e demográfico do país, mas também capacitam os indivíduos a contribuir efetivamente para suas respectivas áreas, embasando suas decisões em evidências sólidas”.

No caso dos servidores do IBGE, a matrícula pode ser feita clicando aqui. Os demais interessados devem preencher o formulário disponível aqui. Pessoas de outras instituições, publicas ou privadas, precisam ter uma conta de e-mail institucional para realizar o cadastro.

Democratização da informação estatística

A capacitação em SIDRA foi oferecida pela primeira vez em 2018 e contou com participantes de diferentes instituições públicas e privadas: servidores do executivo, legislativo e judiciário, ministério público, universitários e pós-graduandos, funcionários de empresas de turismo e geomarketing, ONGs, entre outras.

O designer educacional da Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento (CTA) do IBGE, Hugo Campos, responsável pela elaboração do curso, explica que a linguagem adotada e a forma como foi desenhado visam atender um público-alvo para além do IBGE. Realizado em parceria com o Centro de Documentação e Disseminação da Informação (CDDI), o objetivo é potencializar o acesso às estatísticas. “Ao mesmo tempo em que ensinamos a consultar os dados por meio do SIDRA, apresentamos todas as pesquisas realizadas pelo Instituto, diversificando os exemplos, estabelecendo links com reportagens e posts de redes sociais”, diz.

E complementa: “Quando tomei conhecimento da diversidade deste público, com diferentes anseios, em busca dos dados do IBGE, entendi o papel estratégico do curso SIDRA na democratização do acesso, contribuindo, desta forma, para a elaboração de políticas públicas, para subsidiar decisões empresariais e potencializar a pesquisa acadêmica, dentre outras contribuições”.

Para Paulo Tostes, a análise de dados estatísticos é um componente crucial em qualquer esforço de pesquisa e desenvolvimento. “Seja na formulação de políticas públicas, na identificação de tendências de mercado, na avaliação de impacto de programas sociais ou em estudos acadêmicos, o curso SIDRA proporciona as habilidades necessárias para transformar números em insights acionáveis”, conclui.