Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Perfil dos Estados e Municípios

IBGE realiza treinamento para as pesquisas MUNIC e ESTADIC 2023

Editoria: IBGE | Igor Ferreira

21/08/2023 17h30 | Atualizado em 24/08/2023 10h02

Representantes das superintendências estaduais do IBGE estiveram reunidos para o treinamento das pesquisas MUNIC e ESTADIC - Foto: Adriana Saraiva/Agência IBGE Notícias

Entre os dias 14 e 18 de agosto, representantes das superintendências estaduais do IBGE estiveram reunidos na sede do Instituto, no Rio de Janeiro, para treinamento visando à realização das pesquisas MUNIC e ESTADIC 2023. A coleta de dados é feita anualmente, com exceção dos anos em que acontece o Censo Demográfico, e está prevista para ocorrer de agosto de 2023 a janeiro de 2024. A MUNIC e ESTADIC devem ter seus resultados divulgados em setembro de 2024.

“Após a conclusão do Censo Demográfico 2022, voltamos nossa atenção a outras pesquisas igualmente importantes, extensas, como a MUNIC e a ESTADIC”, afirma Maria Lúcia Pontes, diretora adjunta de Pesquisas do IBGE.

As Pesquisas de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e Estaduais (ESTADIC) trazem dados sobre as instituições públicas municipais e estaduais. É um levantamento de dados relacionados à estrutura, à dinâmica e ao funcionamento dos órgãos públicos municipais e estaduais, em especial a prefeitura na MUNIC, e o governo do estado na ESTADIC. A MUNIC é realizada desde 1999, enquanto a ESTADIC teve sua primeira edição em 2012.

“É feito um rodízio dos temas pesquisados, de modo que ao final de quatro anos de uma gestão seja possível abranger a maior quantidade de assuntos, como por exemplo habitação, transporte, assistência social, direitos humanos, comunicação e informática, governança, segurança pública, saúde e educação. A novidade deste ano é a inclusão do tema primeira infância na pesquisa”, explica Rosane Oliveira, gerente da MUNIC e ESTADIC. Para ela, a importância das pesquisas está principalmente na capacidade de fazerem um diagnóstico das políticas públicas implementadas no Brasil: “Através da MUNIC e ESTADIC conseguimos saber o que existe em termos de equipamentos, legislação e projetos”.

Em 2023, a MUNIC vai a campo com o Suplemento de Saneamento, que contempla dois temas: limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e drenagem e manejo de águas pluviais.

No treinamento, que contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, os supervisores de Pesquisas Sociais de cada unidade da federação receberam orientações a respeito do preenchimento dos questionários, além de informações sobre os assuntos pesquisados. “Todos os temas deste ano estão ligados à área social, envolvendo políticas sociais de inclusão e combate à desigualdade e ao preconceito”, acrescenta Rosane.

“Retomamos o treinamento presencial da MUNIC e ESTADIC, o que é muito importante para os técnicos das Superintendências Estaduais. São pesquisas que focam na gestão municipal e estadual, trazendo relevantes informações sobre a estrutura e forma de realizar as políticas públicas que são de competência das prefeituras e governos estaduais, cujos resultados impactam no cotidiano dos cidadãos brasileiros”, destaca Norma Bentes, supervisora de Pesquisas Sociais do IBGE na Superintendência do Pará.

Leonardo Silva, supervisor de Pesquisas Sociais na Superintendência de Minas Gerais, também ressaltou o impacto positivo da volta ao treinamento presencial para a qualidade das informações coletadas: “São pesquisas que mudam muito, a cada edição temas diferentes são avaliados, com suas especificidades. Essa oportunidade de estarmos juntos, tirarmos dúvidas sobre os questionários e aspectos ligados à legislação, certamente vai ajudar muito no trabalho das agências”. Segundo ele, a expectativa é que a MUNIC e ESTADIC 2023 transcorra de forma positiva: “A utilização de recursos digitais implementados desde 2020, como a coleta via internet e documentos eletrônicos editáveis auxiliam bastante, evitando erros e acelerando o andamento da pesquisa”.