Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ENCE

Inscrições para o Datathon das Nações Unidas 2023 vão até 30 de setembro

Editoria: IBGE | Igor Ferreira

04/08/2023 10h00 | Atualizado em 24/08/2023 10h02

Estudantes e profissionais ligados à ciência de dados podem se inscrever até 30 de setembro no Datathon das Nações Unidas 2023, organizado pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (UNSD) e pelo Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil, sediado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE). O desafio será realizado nos formatos virtual e presencial, entre os dias 3 e 6 de novembro. No Brasil, ele acontecerá nas instalações do IBGE no Rio de Janeiro. As inscrições podem ser feitas aqui.

Os participantes do Datathon desenvolverão aplicações, ferramentas ou modelos estatísticos inovadores para o uso de dados, combinando dados geoespaciais com dados de outras fontes, com o objetivo de avançar na implementação da Agenda 2030. Os projetos vencedores têm a chance de serem colocados em prática pela ONU e seus parceiros. Além disso, os inscritos poderão ter seus trabalhos exibidos ou apresentados no Festival de Datos, em Punta del Este, de 7 a 9 de novembro.

A Agenda 2030 da ONU foi estabelecida durante a Assembleia Geral da entidade em 2015, e consiste em um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O compromisso assumido pelos países envolve a adoção de medidas ousadas e transformadoras. Saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, redução das desigualdades, erradicação da pobreza e ação contra a mudança global do clima são alguns dos objetivos.

“Uma das missões do IBGE é incentivar os estudos na área de ciência de dados. Apoiar a realização do Datathon, um evento internacional, é mais um exemplo do pioneirismo da instituição, inovando ao discutir o uso de Big Data para a produção de estatísticas públicas”, afirma Patricia Tavares, gerente da Coordenação de Tecnologia (COTEC) da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IBGE e coordenadora do Datathon no Rio de Janeiro.

O Datathon 2023 acontece após o sucesso dos três hackathons organizados pelas Nações Unidas. O público-alvo é composto por pesquisadores, estudantes, acadêmicos, profissionais de institutos de estatísticas ou agências governamentais, do setor privado, e indivíduos com experiência em ciência de dados, estatística, economia ou ciências sociais. Para a participação no evento devem ser formados times de três a cinco pessoas.

“Após o término das inscrições, elas serão analisadas por um comitê que decidirá quais estão aptas a participar do Datathon. Haverá também quatro webinars, o primeiro deles já em agosto, abordando temas relacionados à competição”, acrescenta Patricia.

O anúncio dos candidatos selecionados para o Datathon das Nações Unidas 2023 será em 10 de outubro. Já os vencedores serão conhecidos no dia 19 de dezembro, com cerimônia de premiação prevista para ocorrer em 18 de janeiro de 2024.

Formalizado através de um memorando de entendimento entre IBGE e UNSD, em abril de 2021, o Hub Regional da ONU para Big Data no Brasil tem como propósito fomentar a cooperação dos institutos de estatísticas da América Latina e Caribe, a fim de contribuir para o avanço do uso de Big Data e ciência de dados na modernização da produção de estatísticas oficiais na região. Atualmente existem hubs regionais de Big Data no Brasil, na China, nos Emirados Árabes e em Ruanda.