Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

MundoGEO

IBGE participa em SP do maior evento sobre geotecnologias da América do Sul

Editoria: IBGE | Ralph Izumi

15/05/2023 10h00 | Atualizado em 16/05/2023 11h04

O estande do IBGE recebeu a visita de cerca de 600 pessoas durante o evento - Foto: Ralph Izumi/IBGE

O IBGE participou, entre os dias 9 e 11 de maio, do MundoGEO Connect 2023, maior evento de geotecnologias da América do Sul, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Organizado pelo portal MundoGEO desde 2011, o encontro reúne fabricantes e importadores de drones, plataformas de processamento de dados, provedores de soluções usando satélites ou aviões, desenvolvedores de sistemas, entidades reguladoras, universidades, startups e usuários públicos e privados destas tecnologias.

Na edição deste ano, foram oferecidos cursos, seminários e na feira de tecnologia, foram mostradas soluções de coleta usando satélites, aviões, drones e estações terrestres fixas e móveis, processamento de imagens por meio de inteligência artificial e visualização e análise das informações utilizando os recursos 3D como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA).

”#PraCegoVer
Miriam Barbuda durante as palavras de abertura do Workshop IBGE - Foto: Ralph Izumi/IBGE
”#PraCegoVer
Guiderlan Mantovani explana para o público participante do Workshop - Foto: Ralph Izumi/IBGE
”#PraCegoVer
Rafael Lopes durante sua apresentação - Foto: Ralph Izumi/IBGE
”#PraCegoVer
Público participante do Workshop IBGE - Foto: Ralph Izumi/IBGE
”#PraCegoVer
Equipe IBGE partipante do evento - Foto: Ralph Izumi/IBGE
”#PraCegoVer
Robótica e IA também fazem parte do escopo do evento - Foto: Ralph Izumi/IBGE
”#PraCegoVer
Estande realiza exposicão de drones - Foto: Ralph Izumi/IBGE
”#PraCegoVer
Visitante retira folheto informativo no estande do IBGE - Foto: Ralph Izumi/IBGE
”#PraCegoVer
Alunos da UNB apresentam suas empresas juniores durante o evento - Foto: Ralph Izumi/IBGE

No dia 10, entre 14h e 18h, ocorreu o workshop IBGE com o tema Produtos e Serviços para o Georreferenciamento de Precisão e o Uso das Geotecnologias no Censo Demográfico 2022. A diretora adjunta de Geociências do IBGE, Miriam Barbuda, ressaltou na abertura da apresentação a importância das tecnologias geoespaciais na realização das pesquisas domiciliares, como o Censo 2022, no qual foram captadas coordenadas de todos os domicílios brasileiros. Miriam Barbuda também foi mediadora das palestras.

"É muito importante o IBGE acompanhar um evento dessa magnitude, porque assim podemos saber para onde o mercado está indo e como novas aplicações estão surgindo. Tem um novo caminho para os drones que estamos iniciando, no qual teremos que investir consideravelmente num futuro próximo. Os dados precisam estar georreferenciados com tecnologia de ponta. E aqui encontramos tudo isso".

Em seguida, o gerente de Redes de Referência Planialtimétricas, Guiderlan Mantovani, explicou aos participantes o que é Geodésia (estudo da forma e das dimensões da Terra) e discorreu sobre a evolução dos equipamentos geodésicos, fundamentais para o georreferenciamento de precisão.

"Muitas pessoas que controlam drones não conheciam os serviços de posicionamento do IBGE e ficaram impressionadas com essas informações. Após a apresentação, várias vieram falar comigo. Nesse sentido, vi que falta também um certo investimento do IBGE em divulgar esses produtos, por isso a participação em feiras de tecnologia ajuda muito", indagou Mantovani.

O assessor técnico especializado da Diretoria de Geociências, Rafael Lopes, fez palestra a respeito do marco estatístico geoespacial global e como isso facilita a integração de informações padronizadas. Rafael também mostrou o monitoramento da coleta do Censo por meio de ferramentas geoespaciais (como a Plataforma Geográfica Interativa - PGI).

Já o coordenador de Estruturas Territoriais, Roberto Tavares, foi o último palestrante. Em sua explanação, abordou a diversidade da ocupação territorial brasileira, o diálogo da equipe técnica do Censo com comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas para facilitar a coleta, as dificuldades de acesso, entre outras questões.  Entre uma palestra e outra, perguntas dos participantes foram direcionadas à equipe do IBGE e respondidas ao final de cada apresentação. O superintendente estadual de SP, Francisco Barcia, também esteve presente no workshop.

Para a divulgação de seus produtos, o IBGE montou um estande que foi visitado por cerca de 600 pessoas em busca de informações técnicas e produtos impressos. Foram disponibilizados folhetos sobre diversos temas em que o Instituto atua. No último dia do evento, foi sorteado um exemplar do Atlas Nacional do Brasil de Milton Santos.

No estande da Universidade de Brasília, a estudante de engenharia aeroespacial, Geovanna Palheta, 21, disse que o evento é muito importante para as faculdades e estudantes de tecnologia do país. "Estamos aqui em busca de oportunidades de investimento, que viabilizem os projetos das empresas juniores da universidade. Realmente é uma oportunidade única participar aqui".

O IBGE participa do MundoGEO Connect desde 2015, ano em que ocorreu uma premiação das empresas com maior destaque e o Instituto ganhou o prêmio na categoria Instituição Pública. O evento é destinado a prestadores de serviços e usuários dessas tecnologias nas áreas de agricultura, florestal, ambiental, cidades inteligentes, logística, mobilidade, defesa, energia, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, mineração, óleo e gás, segurança, entre outras.