Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Projeto Preenche Rápido

IBGE inicia coleta das pesquisas econômicas estruturais após primeiro ano de sucesso do Projeto Preenche Rápido

Editoria: IBGE | Vinícius Britto

10/04/2023 10h00 | Atualizado em 13/04/2023 10h06

Número de respostas ao questionário por meio do Preenche Rápido subiu de 1.500 para 16.000 em um ano - Foto: Arte sobre foto Freepik

O IBGE deu início na última segunda-feira (03) à coleta das informações referentes às cinco Pesquisas Econômicas Estruturais Anuais: Pesquisa Industrial Anual – PIA Empresa, Pesquisa Industrial Anual – PIA-Produto, Pesquisa Anual de Comércio – PAC, Pesquisa Anual de Serviços – PAS e Pesquisa Anual da Indústria da Construção – PAIC.

Para 2023 foi renovado o acordo de cooperação técnica entre o IBGE e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com vistas ao projeto Preenche Rápido, que permite automatizar o preenchimento dos questionários das pesquisas, além de outras iniciativas nos campos da capacitação e da divulgação.

Desde 2018, o IBGE implantou nos seus sistemas uma funcionalidade que permite a importação de informações para os questionários a partir de um arquivo de extensão csv. No entanto, essa funcionalidade era pouco conhecida e os softwares de contabilidade não estavam preparados para gerar a informação no layout que o contador precisa. Isso foi resolvido, segundo o coordenador de Estatísticas Estruturais e Temáticas em Empresas, Alessandro Pinheiro, com o projeto Preenche Rápido, que ajudou a aperfeiçoar o processo de coleta das informações.

“Em 2021, antes do Preenche Rápido ser implementado, tínhamos algo em torno de 1.500 questionários, que recebiam as informações a partir de um arquivo de extensão csv. No ano de 2022, após a implementação do Projeto, registramos 16.000 questionários preenchidos automaticamente”, destaca.
Pinheiro ressalta a intenção de IBGE e CFC juntarem esforços na divulgação e ampliação do alcance do Projeto, sensibilizando empresas informantes, no sentido de demandarem para as empresas de TI o desenvolvimento dessa ferramenta de automação.

“As empresas de TI precisam desenvolver dentro dos seus sistemas contábeis as funcionalidades de exportação automática das informações das empresas-clientes, que são requeridas pelos questionários do IBGE. Pretendemos então expandir as campanhas de disseminação, sensibilização e capacitação”, explica o coordenador.

Além disso e dentro do escopo do projeto, o IBGE e o CFC pretendem promover ainda nesse ano um seminário de capacitação para profissionais de contabilidade, com o objetivo de melhorar a qualidade do preenchimento e divulgar o Projeto Preenche Rápido.

“A automação traz ganhos significativos em termos de produtividade e qualidade. Os questionários são preenchidos muito mais rapidamente, estimulando, portanto, o preenchimento por parte de um número maior de empresas. Temos depoimentos de contadores, que levavam semanas para preencher e, agora, estamos falando de minutos. Além disso, diminui o retrabalho e os erros típicos de um processo manual de preenchimento”, conclui Pinheiro.

As estatísticas produzidas pelas Pesquisas Econômicas Estruturais auxiliam no desenho de políticas públicas e estratégias empresariais, e alimentam o Sistema de Contas Nacionais, contribuindo para a construção de estimativas fundamentais para o País, a exemplo do Produto Interno Bruto – PIB brasileiro. São intensamente usadas por diversos Ministérios e demais entidades governamentais, instituições de pesquisa, empresas e comunidade acadêmica.