Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Nova edição

IBGE atualiza Quadro Geográfico para Estatísticas em plataforma interativa

Editoria: Geociências | Caio Belandi | Arte: Brisa Gil

27/07/2022 10h00 | Atualizado em 05/07/2023 12h40

  • Destaques

  • IBGE divulga segunda edição do “Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas”.
  • Produto reúne fichas técnicas e mapas temáticos de recortes territoriais legais e institucionais do país.
  • Quadro também pode ser acessado na Plataforma Geográfica Interativa (PGI), que permite consultar informações sobre os recortes e seus mapas interativos.

Quadro Geográfico fornece aos usuários referencial espacial para acesso, visualização, análise e compreensão das estatísticas - Foto: DGC/Agência IBGE Notícias

O IBGE atualiza hoje (27) o Quadro Geográfico de Referência para Produção, Análise e Disseminação de Estatísticas, que reúne fichas técnicas e mapas temáticos de recortes territoriais legais e institucionais do país. A primeira edição foi publicada em 2019.

“O objetivo principal do Quadro Geográfico é fornecer aos usuários um referencial espacial coerente para acesso, visualização, análise e compreensão das estatísticas oficiais do Brasil, de forma comparável e espacialmente integrada”, explica o geógrafo do IBGE, Mauricio Gonçalves e Silva.

“Com a inserção da segunda edição do Quadro Geográfico na Plataforma Geográfica Interativa (PGI), é possível consultar as informações na forma de mapas interativos, adicionando outras camadas de interesse, baixando os recortes e consultando os seus metadados”, diz a gerente de Integração da Produção de Geoinformação do IBGE, Aline Lopes Coelho.

Para cada recorte geográfico do Quadro, são apresentadas informações como o ciclo de atualização e a última atualização da legislação/definição, o quantitativo de unidades e dos municípios relacionados, a publicação/legislação de referência e a data da próxima divulgação.

O produto é composto por dois grandes grupos. Nos recortes territoriais legais publicados pelo IBGE, estão incluídas: a divisão político-administrativa (Grande Região, Estado, Distrito Federal, Município, Distrito, Subdistrito e Bairro), a divisão regional (Recorte Metropolitano, Categoria Metropolitana, Subcategoria Metropolitana, Aglomeração Urbana, Amazônia Legal, Área de Atuação da SUDENE, Semiárido, MATOPIBA, Municípios Costeiros, Municípios Defrontantes com o Mar e Municípios da Faixa de Fronteira) e as tipologias geográficas (Área Urbana, Área Rural e Terra Indígena).

Já os recortes territoriais institucionais do IBGE são divididos em: unidades de coleta e divulgação de pesquisa (Setor Censitário, Área de Ponderação, Área de Divulgação da Amostra para Aglomerado Subnormal, Grades de Referência Estatística, Face e Endereço), tipologias geográficas (Área Urbana de Alta Densidade de Edificações, Área Urbana de Baixa Densidade de Edificações, Área Rural (exclusive Aglomerados), Núcleo Urbano, Aglomerado Subnormal, Aglomerado Rural, Aldeia Indígena, Agrovila do Projeto de Assentamento, Demais Tipo de Setores Censitários, Arranjo Populacional, Concentração Urbana e Hierarquia Urbana), divisão regional (Região Geográfica, Mesorregião e Microrregião Geográficas, Divisão Urbano-Regional e Região Rural) e recorte específico (Bioma).

O Quadro Geográfico também permite recuperar versões anteriores de alguns recortes, o que ajuda a compreender o processo de evolução deles.