Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Hub Regional

Conferência online discute uso de big data para mapeamento de cobertura e uso da terra

Editoria: IBGE | Da Redação

04/07/2022 10h00 | Atualizado em 18/07/2022 08h54

Evento é organizado pelo IBGE, INPE e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR) - Foto: Divulgação IBGE

As inscrições para a Conferência Usando Big Data e Machine Learning para Mapeamento de Cobertura e Uso da Terra – Desafios para a Precisão do Mapeamento, promovida pela iniciativa Hub Regional de Big Data das Nações Unidas no Brasil, estão abertas. O evento é gratuito e será realizado entre 5 e 7 de julho de 2022, das 11h às 13h, em formato virtual. Para se inscrever, clique aqui.

O encontro vai reunir especialistas e pesquisadores da América Latina e do Caribe e tem como objetivo compartilhar conhecimento e promover a formação de uma comunidade de especialistas e pesquisadores entre os países da região. Além disso, visa facilitar a troca de informações e contribuir para a discussão sobre o uso de novas fontes de dados e tecnologias.

"O uso de novas ferramentas, como as imagens de sensores remotos, que permitam aperfeiçoar as estatísticas agropecuárias, seja na ampliação temática, na acurácia, na redução de custos ou na rapidez de obtenção, é um importante foco de atenção para os institutos nacionais de estatística, como o IBGE", afirma Octavio Costa, coordenador de Estatísticas Agropecuárias do instituto.

As discussões vão girar em torno dos seguintes temas: Big Earth Observation Data para Mapeamento de Cobertura e Uso da Terra: requisitos, metodologia e produtos (05/07); Iniciativas de Mapeamento de Cobertura e Uso da Terra: avanços, resultados e desafios na produção de dados oficiais (06/07) e Observação da Terra aplicada às estatísticas agrícolas (08/07).

Para o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e demais Biomas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Cláudio Almeida, “o conhecimento do território é fundamental para apoiar políticas públicas. O seu monitoramento tem avançado com o uso de novos métodos, algoritmos e estruturas computacionais, capazes de analisar simultaneamente grandes volumes de dados de imagens de satélites”.

O evento é organizado pelo IBGE, INPE e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR). Haverá tradução simultânea para espanhol, inglês e português, os três idiomas oficiais da região.

ENCE coordena Hub regional brasileiro

Fruto de uma iniciativa do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, o Hub Regional para Big Data no Brasil foi lançado em novembro de 2021, na XI Conferência Estatística das Américas, realizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).

O Hub está hospedado na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), braço acadêmico do IBGE, que coordena os esforços e contribuições das diferentes áreas do Instituto no apoio às atividades do Hub Regional.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a cooperação dos institutos estatísticos da América Latina e do Caribe, visando contribuir para o avanço do uso do Big Data e da Ciência de Dados na modernização da produção de estatísticas oficiais na região.

Além do Brasil, outros três países também integram o projeto como sedes de Hub regionais: China, Ruanda e Emirados Árabes Unidos.