Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PNAD Contínua

Atenção Primária à Saúde Infantil é investigada pela primeira vez na PNAD Contínua

Editoria: Estatísticas Sociais | Da Redação

25/04/2022 14h00 | Atualizado em 25/04/2022 15h48

O módulo da PNAD Contínua investigará o cuidado infantil na atenção primária em todas as 27 unidades da federação - Foto: Ascom/Prefeitura de Camaçari

Pela primeira vez, o IBGE está investigando, em parceria com o Ministério da Saúde, a Atenção Primária à Saúde Infantil na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Será a maior pesquisa sobre o tema no país. O novo módulo já está em campo neste segundo trimestre.

“Com a introdução do módulo, o IBGE potencializa ainda mais a PNAD Contínua, ampliando e aperfeiçoando a investigação na área da saúde”, afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

A Atenção Primária à Saúde é a principal porta de acesso aos serviços de saúde do SUS no país. É o primeiro contato da população com os profissionais de saúde. No SUS, ela é caracterizada principalmente pelas equipes de Saúde da Família, formadas por agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos de família que atuam nos postos de saúde, unidades básicas de saúde e clínicas da família.

“Trata-se do maior inquérito domiciliar já realizado, que investigará o cuidado infantil na atenção primária em todas as 27 unidades da federação do país, com metodologia robusta e amostras representativas de cada local”, destaca o professor-doutor Luiz Felipe Pinto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No módulo, o IBGE de forma pioneira entre os institutos de estatística em todo o mundo e em parceria com o Ministério da Saúde, incluiu perguntas que avaliam a percepção dos responsáveis pelas crianças de até 12 anos que utilizam esses serviços no SUS, a partir de um instrumento internacional de pesquisa validado e publicado no Brasil pelo Ministério da Saúde.

O questionário do módulo tem 51 perguntas que cobrem a avaliação do serviço de saúde, extensão da afiliação com médico/serviço de saúde, serviços disponíveis, serviços prestados, orientação familiar, orientação comunitária e relação médico-paciente.