Pós-Graduação
ENCE prorroga inscrições para os cursos de mestrado e doutorado
27/09/2021 10h00 | Atualizado em 30/09/2021 10h14
Foram prorrogadas até o dia 4 de outubro as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE. São oferecidas 20 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado, com a possibilidade de obtenção de bolsas da Capes e do IBGE. Os cursos têm nota 4 no sistema de avaliação do Ministério da Educação. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, no site da ENCE.
As inscrições foram abertas no dia 25 de agosto. Todo o processo seletivo será realizado online devido às restrições impostas pela pandemia. A seleção terá três etapas eliminatórias: verificação da adequação documental, avaliação do currículo lattes e do plano de trabalho ou pré-projeto de tese, e avaliação individual do candidato por videoconferência.
“A avaliação individual remota será realizada entre os dias 16 e 26 de novembro e será composta por prova oral com base na bibliografia indicada no edital e entrevista. Não haverá, portanto, prova escrita, seguindo o que já ocorreu no ano passado”, explica a coordenadora de Pós-Graduação da ENCE, Angelita Alves de Carvalho, lembrando que o curso exige dedicação integral do aluno.
O resultado final será divulgado no dia 6 de dezembro. A pré-matrícula dos candidatos aprovados ocorrerá também online, nos dias 13 e 14 de dezembro. O início do ano letivo está previsto para março de 2022. “As aulas do curso, em 2021, estão sendo ministradas remotamente. Não temos nenhuma deliberação do MEC a respeito das aulas do ano que vem. Esperamos que as aulas retornem a forma presencial, mas não temos data para isso ocorrer”, acrescentou Angelita.
O Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas forma pesquisadores e profissionais para o desempenho de atividades de pesquisa e ensino, capazes de desenvolver e aplicar abordagens teóricas, modelos e métodos para a análise de processos socioespaciais bem como para a produção de informações e estatísticas públicas que ampliem o conhecimento da realidade populacional e territorial e de sua dinâmica.
O programa tem duas linhas de pesquisa: População, Território e Condições de Vida e Produção de Estatísticas Públicas. A primeira estuda a dinâmica populacional e territorial e das condições de vida da população, englobando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Já a segunda investiga o planejamento e a condução de censos, pesquisas amostrais e registros administrativos usados para a produção de estatísticas públicas sobre a dinâmica populacional e territorial e as condições de vida da população.