Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Transparência

Portal do IBGE ganha nova home para facilitar acesso aos dados do instituto

Editoria: IBGE | Da redação, com colaboração de Ana Laura Azevedo e Camila Ermida

09/10/2019 14h00 | Atualizado em 25/10/2019 10h03

Quem acessa o Portal IBGE já consegue encontrar mais rapidamente os principais indicadores da conjuntura social e econômica do país. Dados sobre inflação, desemprego, indústria, comércio e serviços ganharam destaque na página principal do instituto, que foi atualizada este mês (4) com uma diagramação ainda mais intuitiva.

Além disso, os usuários passaram a ter um link direto para o hotsite do Censo 2020, onde a sociedade pode saber mais sobre o Censo Experimental, espécie de ensaio geral para a maior operação do IBGE. Logo abaixo dessa seção, estão os releases para a imprensa, que são publicados na agência de notícias do instituto.

O sistema de busca do portal também foi reformulado e conta agora com opções de refinamento, passando a entregar resultados mais consistentes, com mais rapidez e englobando bases de dados como o Sidra (Banco de Tabelas Estatísticas) e o Cidades@.

Todo esse trabalho de reestruturação do Portal IBGE foi feito a partir de análises da navegação dentro do site e de pesquisas de satisfação dos usuários. Como resultado, já foram implementadas diversas melhorias na home e em páginas internas, com base no interesse do usuário e em sua experiência real.

“Nosso maior desafio é facilitar e melhorar a experiência de uma gama tão diversificada de usuários, como os que visitam o nosso portal”, disse o gerente de Serviços Online do IBGE, Leandro Albertini. Ele afirmou também ter uma equipe especializada trabalhando constantemente em aprimoramentos “para que os resultados reflitam com precisão o que os usuários pretendem encontrar”.

Em setembro, o portal do instituto recebeu aproximadamente 5,5 milhões de visitas, considerando o acesso a todos os sites do IBGE, como a agência de notícias, a biblioteca e o cidades@.

Confira as estruturas da home do Portal IBGE desde 1998

Alinhado às tendências atuais e visando entregar melhores resultados a quem pesquisa por temas relacionados ao IBGE, o instituto vem desenvolvendo páginas temáticas, as chamadas landing pages, que aparecem entre os primeiros resultados das ferramentas de busca.

Com estrutura diferente, essas páginas buscam responder às principais dúvidas de quem pesquisa pelos conteúdos do IBGE na internet, fornecendo links diretos ao portal. Busque você mesmo por PIB ou inflação nos sites de busca e descubra o resultado, ou clique em um dos dois termos e acesse as landing pages diretamente.

Lançada em setembro de 2017, a versão atual do Portal IBGE apresenta diversos produtos e dados do instituto organizados por temas, tornando a navegação mais intuitiva do que nas versões anteriores. Este foi o primeiro modelo responsivo, adaptado à navegação em dispositivos móveis, e com páginas mais leves que tornam o carregamento mais rápido.


Palavras-chave: IBGE, Portal, Homepage, Indicadores, Inflação, Desemprego, Indústria, Comércio, Serviços, PIB, Censo 2020.