Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Cooperação internacional

Brics preparam nova publicação com estatísticas comparáveis entre os países

Editoria: IBGE | Eduardo Peret

21/03/2019 10h00 | Atualizado em 21/03/2019 14h38

O Brasil já sediou três dos dez encontros de estatística dos Brics - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O IBGE foi o anfitrião da 10ª Reunião Técnica dos Institutos de Estatísticas dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizada esta semana na sede do instituto, no Rio de Janeiro (RJ). É a terceira vez que o evento é realizado no Brasil, que tem por objetivo preparar uma publicação anual conjunta com estatísticas comparadas dos países-membros.

Na abertura, a presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, afirmou que “a cooperação oferece a oportunidade de ampliar a troca de experiências e enriquecer a gama de informações disponíveis aos respectivos governos e sociedades”.

 O IBGE será o responsável pela consolidação das informações enviadas pelos países - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Essa foi a primeira de duas reuniões anuais. Após a discussão do formato e conteúdo da publicação conjunta, o IBGE será o responsável pela consolidação dos dados, tabelas e imagens fornecidas pelas instituições parceiras. O resultado será apresentado na Cúpula dos Líderes dos Brics, prevista para acontecer em Brasília (DF), em novembro.

Para o assessor de Relações Institucionais do IBGE, Roberto Sant’Anna, “essa interação entre os institutos é fundamental para o bloco, porque propicia aos governos inúmeras informações estatísticas oficiais sobre os mais diversos temas, que irão auxiliá-los em suas decisões”.

Ele ainda explicou como se dá a comparação internacional entre os dados coletados e analisados por países com perfis distintos. “A comparabilidade funciona porque as estatísticas oficiais seguem padrões internacionais, em especial quanto à padronização de classificações, conceitos e definições. Por exemplo, no que se refere ao trabalho, usamos o padrão da Organização Internacional do Trabalho, ressalvadas as especificidades locais”, conclui Sant’Anna.

O representante da Índia, Onkar Prosad Ghosh, ressaltou que esse é um dos eventos mais importantes para os Brics. “A Índia tem um dos sistemas estatísticos mais antigos do mundo e enfrenta desafios específicos por conta da sua superpopulação, que só fica atrás da China. Quando países tão grandes e distintos se reúnem para produzir dados unificados, por um período extenso como nesses últimos dez anos, isso tem um significado internacional muito importante”.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também são uma pauta em destaque na reunião. “A índia acabou de fazer sua primeira publicação acerca do tema. Estamos ansiosos e confiantes de que a troca de experiências será enriquecedora, no sentido de produzirmos uma única plataforma, com conceitos em comum”, finaliza Ghosh.


Palavras-chave: Brics, Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Cooperação