Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Transparência

IBGE abre inscrições para curso gratuito de visualização de dados

Editoria: IBGE | João Neto

20/03/2019 14h00 | Atualizado em 21/03/2019 11h32

Com 600 vagas, o curso é gratuito e aberto a toda sociedade - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Estão abertas, até quinta-feira (28/3), as inscrições para o primeiro curso online de capacitação no Sistema IBGE de Recuperação Automática – Sidra, a plataforma interativa de visualização de dados das pesquisas produzidas pelo instituto. O curso é gratuito e voltado a servidores públicos, acadêmicos e jornalistas, mas qualquer pessoa interessada pode participar. A primeira turma conta com 600 vagas e carga horária de 15 horas.

Novas vagas serão abertas mensalmente ao longo do ano, e as inscrições para a próxima turma serão de 15 a 26/4. Ao final do curso, aqueles que obtiverem média igual ou superior a 7,0 na avaliação final receberão certificado. Após se cadastrar, o participante terá até 30 dias para concluí-lo. 

Desenvolvido pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), em parceria com o Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), o curso visa capacitar usuários a consultar informações como taxa de desemprego, inflação, produto interno bruto, população, bem como criar rankings temáticos e gerar gráficos, mapas e cartogramas a partir desses dados.

O conteúdo programático abrange vídeos tutoriais, dicas e exercícios elaborados a partir de posts nas mídias sociais do IBGE e matérias jornalísticas que empregaram dados do instituto. “A ideia é mostrar o quanto de informação o participante pode obter e checar por meio do Sidra e, ao mesmo tempo, apresentar um pouco mais as pesquisas”, explica o designer educacional do curso, Hugo Campos.

Curso aproxima cidadãos dos dados produzidos pelo IBGE

A iniciativa está alinhada com os objetivos institucionais do IBGE de fortalecer a difusão do conhecimento, promover a pesquisa acadêmica e a extensão integradas à produção institucional e amplificar a disseminação e a comunicação com usuários e sociedade.

Em fevereiro deste ano, o IBGE realizou uma versão piloto do curso. Na ocasião, mais de 500 pessoas entre acadêmicos pesquisadores, jornalistas e representantes de secretarias estaduais e de instituições públicas foram convidadas a participar. Uma delas foi a arquiteta e estudante de mestrado em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jennifer Domeneghini, que aprovou o curso.

“Como estudante e profissional, consulto os dados do IBGE a todo momento, desde uma simples pesquisa de população, informações de uma área territorial, perfil populacional, até dados como o perfil urbanístico do entorno dos domicílios. Com o curso, agora consigo realizar essas consultas de forma mais fácil e intuitiva”, conta.


Palavras-chave: Transparência, Dados públicos, Visualização de dados, Sidra