Censo Agropecuário

Cadastro reúne endereços atualizados de 5 milhões de propriedades rurais do país

Editoria: IBGE | João Neto

19/02/2019 10h00 | Última Atualização: 19/02/2019 10h20

Cadastro mostra informações como logradouro e pontos de referência de propriedades rurais - Foto: Mônica Marli/Agência IBGE Notícias

O IBGE disponibiliza hoje (19) informações como logradouros, CEP, pontos de referência, latitude e longitude de mais de 5 milhões de propriedades rurais cadastradas pelos recenseadores durante a coleta do Censo Agropecuário 2017.

Além da listagem dos estabelecimentos, no formato csv (texto), o IBGE disponibilizou o mapeamento em formato kml, que permite visualizar as localidades espacialmente no Google Earth (Configurações > Ativar importação de arquivos kml > Meus lugares > Importar aquivo kml baixado em seu dispositivo). Os arquivos, nesses dois formatos, também podem ser acessados aqui. Em respeito ao sigilo estatístico, não foram identificados os nomes dos estabelecimentos e dos proprietários na listagem.

Para cadastrar os estabelecimentos, os recenseadores tiveram como referência listas prévias de endereços do Censo Agropecuário 2006 e do Censo Demográfico 2010. De acordo com  o analista da Coordenação Operacional dos Censos do IBGE, Eduardo Baptista, a principal novidade em relação ao cadastro divulgado em 2010 é que nesta versão quase todas as propriedades estão georreferenciadas.

“Além de contribuir para outras pesquisas agropecuárias, esses dados auxiliam em análises sobre a distribuição espacial das propriedades, evidenciando padrões de organização territorial e modos de registro de endereços, bem como suas particularidades de região para região, tanto para o usuário comum como para instituições de pesquisa públicas ou privadas”, explica Batista.

A lista com os endereços das propriedades rurais integra o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), um banco de dados do IBGE que inclui mais de 78 milhões de endereços urbanos e rurais do país.