Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Transparência

Susana Cordeiro Guerra é nomeada presidente do IBGE

Editoria: IBGE | Da redação

08/02/2019 17h00 | Atualizado em 11/02/2019 16h17

Um dos prédios do IBGE, no Rio de Janeiro (RJ) - Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

Foi publicada hoje (11), no Diário Oficial da União, a nomeação da economista Susana Cordeiro Guerra como presidente do IBGE. Ainda não há previsão para a cerimônia de posse.

As primeiras etapas da transição começaram na manhã de sexta-feira (8), durante encontro entre Susana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o agora ex-presidente do IBGE, Roberto Olinto, no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, Olinto foi convidado a permanecer nos quadros do Instituto, em arranjo a ser definido.

Susana é especialista nas áreas de reforma do estado, descentralização e fortalecimento da capacidade organizacional do setor público, e era economista do Banco Mundial, tendo trabalhado com governos na África, América Latina e Ásia. No Brasil, atuou como pesquisadora visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A nova presidente do IBGE é PhD em ciência política pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e fez mestrado em Harvard.