28/01/2019 | Última Atualização: 14/02/2019 11:42:20

Rompimento da barragem

IBGE divulga coordenadas para ajudar no resgate de vítimas em Brumadinho

Editoria: Geociências

As coordenadas geográficas dos domicílios rurais e estabelecimentos agropecuários em Brumadinho (MG) e outros 17 municípios da região já estão disponíveis no Portal do IBGE. A divulgação desses dados estava prevista para os próximos meses, mas foi antecipada para ajudar no resgate das vítimas do rompimento de uma das barragens da Mina do Feijão, na última sexta-feira (25).

A fonte das informações é o Censo Demográfico 2010 e o Censo Agropecuário 2017, respectivamente. O Instituto divulgou também as rotas percorridas pelos recenseadores no último Censo Agro. O material está em formato kml, que pode ser visualizado no Google Earth (Configurações > Ativar importação de arquivos kml > Meus lugares > Importar aquivo kml baixado em seu dispositivo). Para usuários especializados, está disponível em csv e shapefile

O analista da Coordenação Operacional dos Censos do IBGE, Eduardo Baptista, acredita que as coordenadas e as rotas podem contribuir para dimensionar a população atingida pelos resíduos, assim como facilitar o deslocamento das equipes de resgate. “Conhecer o trajeto dos recenseadores pode ser útil para chegar a uma unidade, e mesmo reduzir dúvidas quanto ao acesso a locais mais isolados, por exemplo”, diz.

Acesse as coordenadas dos estabelecimentos agropecuários e as rotas dos recenseadores por município (em formato csv e shapefile)
Betim
Brumadinho
Curvelo
Esmeraldas
Felixlândia
Florestal
Fortuna de Minas
Igarapé
Juatuba
Maravilhas
Mário Campos
Papagaios
Pará de Minas
Paraopeba
Pequi
Pompeu
São Joaquim das Bicas
São José da Varginha


Repórter: Da redação
Imagem: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias