Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Censo Agro 2017

Recenseadores são premiados em concurso de fotografia do IBGE

Editoria: IBGE | Ana Laura Azevedo

13/12/2018 14h00 | Atualizado em 13/12/2018 15h12

Os vencedores do Prêmio Fotográfico Censo Agro 2017 estiveram esta semana (11), no Rio de Janeiro (RJ), para receber R$ 5 mil como premiação da etapa nacional do concurso. Os recenseadores do IBGE Arlan Filho, do Mato Grosso, Fernanda Campos, de Pernambuco, e Josivaldo Ribeiro, do Pará, tiveram suas fotos eleitas como as melhores nas categorias Cenários Rurais, Atividade Agropecuária e Cenários Urbanos, respectivamente.

Durante a cerimônia de entrega dos prêmios, o presidente do IBGE, Roberto Olinto, enfatizou o sucesso da iniciativa, que recebeu 18.902 votos pela internet. “Tivemos uma participação imensa, com a inscrição de excelentes fotografias, que agora estão integradas às divulgações do IBGE”, lembrou. O presidente também disse que ações desse tipo devem passar a fazer parte de outras atividades do instituto, como o próximo Censo Demográfico 2020.

Além da premiação, foi lançado o livro Nas lentes do recenseador, que traz 76 fotografias selecionadas na etapa estadual do concurso. A publicação mostra um pouco da beleza e diversidade do país, apresentando ainda relatos dos recenseadores que estiveram por trás das câmeras, na maioria jovens amadores.

O Prêmio Fotográfico Censo Agro 2017 foi lançado pelo IBGE em dezembro do ano passado, como forma de reconhecer os recenseadores e valorizar os “olhares” desses profissionais sobre os locais que percorreram durante a coleta de dados. De acordo com as regras do concurso, as fotos precisavam retratar “os vários Brasis dentro do Brasil”. A partir dessa proposta, 2.086 recenseadores inscreveram 11.525 fotos no aplicativo do concurso.

Conheça mais sobre os vencedores do Prêmio Fotográfico Censo Agro 2017

Cenários Rurais

Arlan Soares Catule Filho, autor da foto Ribeirãozinho, venceu na categoria Cenários Rurais. Radialista que tem o hábito de fotografar de tudo, Arlan contou que divide o prêmio com sua família e toda a população de Ribeirãozinho (MT). Segundo ele, apesar de viver no município, nunca tinha passado antes pelo local fotografado, e ao ver aquela imagem com o reflexo na água teve certeza de que sua foto seria a vencedora.

Atividade Agropecuária

A vencedora da categoria Atividade Agropecuária, Fernanda Rafaela Mendes Campos, tirou a foto batizada de Caprinos em uma propriedade rural de difícil acesso. A contadora de Carnaíba (PE) achou inusitada aquela imagem da criação de cabras que encontrou na zona rural de seu município.

Cenários Urbanos

Josivaldo Barbosa Ribeiro foi o vencedor da categoria Cenários Urbanos, com a foto Rua do Estádio. Morador do município de Afuá (PA), Josivaldo acredita que a fotografia premiada demonstra o porquê de a cidade ser conhecida como “a Veneza marajoara”, já que as construções locais são feitas sobre palafitas.