Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Transparência

Agência IBGE Notícias retoma suas atividades

Editoria: IBGE | Da redação

01/10/2018 16h09 | Atualizado em 05/11/2018 18h38

A Agência IBGE Notícias retoma suas atividades a partir de hoje (01/10/2018). Também o programa Minuto IBGE volta a ser veiculado na Rede Nacional de Rádio. Isso foi possível porque uma nova redação dada à Instrução Normativa nº1/2018 da Secretaria Especial de Comunicação da Presidência da República (Secom) passou a permitir a veiculação de conteúdos noticiosos nos sites e perfis em mídias sociais das instituições ligadas ao Poder Executivo durante o período eleitoral. Inicialmente este tipo de conteúdo era vedado pelo dispositivo legal.

Até o fim do período eleitoral, em 28 de outubro próximo, a Agência publicará apenas notícias sobre as divulgações de pesquisas do IBGE. “Há todo um cuidado para, mesmo com a volta da possibilidade de publicação de notícias, não ferirmos a legislação eleitoral. Por isso, optamos por priorizar as divulgações de dados, já que duas portarias ministeriais regulamentam as divulgações do IBGE”, explica a coordenadora de Comunicação do Instituto, Diana Paula de Souza.

No final de agosto, o IBGE já havia reativado seus perfis em mídias sociais. A suspensão ocorreu porque há alguns pontos não muito claros na Instrução Normativa. É o caso da intensificação da moderação de comentários. “Havia, inicialmente, o receio de termos problemas com a moderação no período noturno e nos finais de semana. Por isso optamos pela suspensão”, esclarece Diana. “Mas observamos que outras instituições públicas tinham mantido os seus perfis ativos. Então, elaboramos um relatório sobre o conteúdo postado por estas instituições e tivemos algumas conversas sobre a experiência de outras assessorias de imprensa. A partir daí, chegamos à conclusão de que poderíamos retomar o trabalho”, conclui a coordenadora.