Minuto IBGE
Novo canal de comunicação aproxima Instituto da sociedade
28/05/2018 11h45 | Atualizado em 28/05/2018 14h13
O IBGE lança hoje um novo canal de comunicação que traduz as informações estatísticas e de geociências para os ouvintes de rádio. O Minuto IBGE tem reportagens, de até dois minutos, todas as segundas-feiras, por meio do satélite da Voz do Brasil. Os programas também estarão disponíveis para download na Agência IBGE de Notícias e no site da Rede Nacional de Rádio. A estreia do Minuto IBGE ocorre na semana das comemorações de 82 anos do instituto e de um ano da Agência IBGE Notícias e da Revista Retratos.
O novo veículo apresenta os dados do IBGE contextualizados na vida dos brasileiros, como mais uma forma de aproximar o instituto dos cidadãos. A editora do programa, Mônica Marli, destacou que o grande diferencial é “selecionar números e explicá-los a partir do cotidiano de um personagem. Com isso, as pessoas vão perceber que os dados que nós divulgamos estão presentes no dia a dia delas.”
A coordenadora de Comunicação Social do IBGE, Diana Paula de Souza, ressaltou que a criação do Minuto IBGE “é mais uma maneira de alcançar o grande público e mostrar que a estatística é essencial para a formulação e a implementação de políticas públicas, e, também, um estímulo ao exercício da cidadania”.
O primeiro Minuto IBGE propõe ao público o desafio de nomear os pontos extremos do Brasil ao Norte e ao Sul. É que em 1998, o Monte Caburaí (Roraima) foi confirmado como ponto extremo do país ao Norte, em substituição ao Oiapoque (Amapá).
Desde a década de 1920, o rádio segue sendo um dos meios de comunicação de maior alcance, informando a população em vários lugares do território brasileiro.
Novo formato da Agência IBGE Notícias
Junto ao lançamento do Minuto IBGE, a Comunicação Social, com apoio do Centro de Documentação e Disseminação de Informações, reformulou a Agência IBGE Notícias. A arquitetura da página foi redesenhada para facilitar o acesso do público aos conteúdos produzidos. As notícias serão distribuídas por editorias para facilitar a busca. A revista Retratos e o Minuto IBGE serão mostrados no menu principal, com acesso direto, também, no final da página. Os ícones das redes sociais receberam destaque no topo da página. “Desde que foi ao ar, a Agência segue se desenvolvendo e se aprimorando na linguagem digital, aos poucos ela está se construindo. Nosso objetivo é sempre facilitar o acesso e alcançar o grande público”, avaliou Diana.