24/05/2018 | Última Atualização: 24/05/2018 13:02:43

Mais de 2,3 mil produtos estão disponíveis para download gratuito

Editoria: IBGE | Subeditoria: Loja virtual do IBGE

Entre mapas, livros, pesquisas e até mesmo inscrições para cursos e seminários, a loja virtual do IBGE oferece 2.312 produtos para download gratuito. Além das versões digitais, qualquer pessoa pode comprar publicações físicas, como a obra As Expedições Geográficas do IBGE - Um retrato do Brasil 1941-1968, lançada este mês (10). A loja conta também com o Programa de Parceria, que dá descontos entre 30% e 40% para empresas e instituições de ensino.

No ano passado, a loja recebeu pouco mais de um milhão de acessos. De acordo com o técnico da gerência de Comercialização Alcides Alves, o principal objetivo não é vender, mas disponibilizar o que o IBGE produz, já que a maioria dos produtos têm download gratuito disponível. “A venda dos produtos físicos é muito pequena, se comparada com nosso número de acessos. De janeiro [de 2018] até agora tivemos 426 pedidos de compra”, disse Alcides.

A escola Aldeia Curumim, em Niterói (RJ), é uma das instituições de ensino clientes da loja virtual. Em 2016, um professor de geografia apresentou o Atlas Escolar à direção da escola, como contou a vice-diretora, Ana Nemer: “esse professor gostava muito do Atlas do IBGE. Na época, foram adquiridos 25 exemplares para os alunos do sexto ano. Desde então, passamos a contemplá-lo na lista de material didático da escola”.

 

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A loja virtual do IBGE oferece 2.312 produtos para download gratuito

Atlas Geográfico Escolar é um dos produtos mais vendidos em 2018

Do total de pedidos deste ano, 222 foram do Atlas Geográfico Escolar, com 399 exemplares físicos vendidos. O IBGE tem o compromisso com a educação e com a importância de influenciar as crianças a ler e interpretar números, gráficos e atlas. Na loja virtual estão disponíveis para compra outros materiais pedagógicos, como mapas educacionais, que também podem ser baixados gratuitamente no Portal IBGEeduca.

Alcides contou que houve uma época em que os pedidos eram feitos por email, mesmo durante o processo de atualização da loja virtual, entre 2008 e 2012: “adotamos um novo sistema a partir daí, que é voltado ao comércio eletrônico. Ele nos permitiu adaptar o site de acordo com as nossas necessidades. Conseguimos criar uma newsletter, que hoje tem 2.332 assinaturas, para informar nossos usuários sobre os lançamentos”, disse.


Repórter: Karina Meirelles, estagiária sob supervisão de Pedro Renaux
Imagem: Pxhere
Arte: J.C. Rodrigues