18/04/2018 | Última Atualização: 02/05/2018 11:48:16

Voluntariado aumentou em 840 mil pessoas em 2017

Editoria: Estatisticas Sociais | Subeditoria: PNAD Contínua

O trabalho voluntário foi realizado por 7,4 milhões de pessoas em 2017, 840 mil a mais do que em 2016. Apesar do aumento na quantidade de pessoas, a média de horas dedicadas por semana, por indivíduo, caiu de 6,7 para 6,3 horas no ano passado. As informações são do módulo Outras formas de trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017 (PNAD Contínua), divulgado hoje pelo IBGE, que também levantou dados sobre produção para próprio consumo, afazeres domésticos e cuidados de pessoas entre a população de 14 anos ou mais.

A prática do voluntariado aumentou conforme o nível educacional. Enquanto apenas 2,9% das pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto faziam trabalho voluntário, essa proporção sobe para 8,1% daquelas com nível superior completo. A analista de Trabalho e Rendimento, Alessandra Brito, destacou algumas hipóteses que explicam esse resultado: “Pode ser por causa do maior acesso à informação da população graduada, que sabe onde realizar esse tipo de trabalho. Pessoas com nível superior completo costumam estar melhor inseridas no mercado, com mais tempo livre, e podem ter uma maior conscientização frente aos menos escolarizados”. 

#praCegoVer Infográfico das pessoas que realizaram trabalho voluntário em 2017 por grau de instrução e meio de realização

A pesquisa mostrou que a ampla maioria, 91%, das pessoas que fazem trabalho voluntário era por meio de empresa, organização ou instituição. A ação individual ficou restrita aos demais 9% que praticam voluntariado.

Alessandra comentou que os números desse módulo da PNAD Contínua podem ser maiores, uma vez que o conceito de trabalho voluntário precisa ser mais disseminado: “muitas pessoas ainda relacionam voluntariado a apenas fazer algo para um asilo ou uma organização não governamental. Precisamos lembrar que levar a vizinha ao médico, ajudar um amigo com alguma tarefa ou ficar com a neta do vizinho para ele ir trabalhar também são exemplos de trabalho voluntário individual”.

O que é trabalho voluntário 

A PNAD Contínua considera trabalho voluntário aquele não compulsório, realizado por pelo menos uma hora na semana de referência da pesquisa, sem receber nenhuma remuneração em dinheiro ou benefícios, com o objetivo de produzir bens ou serviços a pessoas que não moram no domicílio e não sejam parentes do entrevistado. 


Repórter: Pedro Renaux
Imagem: Flickr
Arte: Helena Pontes, Helga Szpiz e Marcelo Barroso