Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Extração mineral impulsiona indústria no Pará

11/01/2018 09h00 | Atualizado em 08/02/2018 08h00

Impulsionado pelo aumento na extração de minério de ferro, o estado do Pará destacou-se pelo alto crescimento tanto na comparação com novembro do ano passado (10,7%), quanto no acumulado do ano (10,5%), de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada hoje pelo IBGE. 

O Pará também superou o crescimento da produção industrial nacional (0,2%), com uma alta de 1,1% na comparação de novembro com outubro de 2017. Ao todo, sete dos 14 estados pesquisados apresentaram resultados positivos nesse indicador, todos superiores ao índice nacional. Assim, a indústria do Pará alcançou o ponto mais elevado em sua série histórica, ficando 36,4% acima da média de 2012 (base igual a 100%). 

“Os resultados da atividade industrial do Pará, em qualquer comparação, são amplamente positivos”, comenta o gerente da pesquisa, André Macedo. Na comparação com novembro de 2016, o estado só ficou atrás de Goiás, que teve crescimento de 17%. 

André explica que a extração do minério de ferro (bruto ou beneficiado) tem grande importância na estrutura industrial do Pará. “Essa atividade responde por cerca de 77% do total da indústria local e é impulsionada, em grande parte, pelo aumento das exportações”, esclarece. 

Texto: Marília Loschi
Imagem: Pixabay
Arte: J.C. Rodrigues