Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Em 2017, IBGE investe em tecnologia e comunicação para se aproximar da sociedade

Editoria: IBGE

29/12/2017 12h00 | Atualizado em 08/02/2018 08h00

Cumprindo a missão institucional de retratar o país, o IBGE produziu e divulgou mais de 200 produtos de estatísticas e de geociências, em 2017, buscando excelência nos métodos e procedimentos de coleta, processamento, armazenamento e disseminação dos dados estatísticos. Pautado pelos valores de profissionalismo, eficiência e confiabilidade, o Instituto investiu em tecnologia e se aproximou da sociedade por meio da criação e desenvolvimento de canais de comunicação e divulgação.

No dia 1º de junho, Roberto Olinto Ramos assumiu a presidência com o desafio de realizar o Censo Agropecuário e a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). “Esse ano foi marcante para o IBGE pois tivemos algumas conquistas e algumas mudanças, como o início do Censo Agro, em que o mais importante foi fazer um projeto técnico de qualidade adequado ao orçamento. E tivemos o início da coleta da POF. Mas uma mudança que eu, particularmente, acho fundamental foi em relação à questão da comunicação, com a criação da Agência IBGE Notícias, que reflete uma preocupação em melhorar a comunicação seja interna seja externa”, afirmou Roberto Olinto Ramos.

Foram 165 indicadores conjunturais, que mediram, mensalmente, a inflação, o preço ao produtor, a produção industrial nacional e regional, as vendas do comércio, o setor de serviços e a safra agrícola. Trimestralmente, as contas nacionais (Produto Interno Bruto-PIB) sintetizaram o resultados nos diversos setores da economia. Já o retrato estrutural por atividade foi mostrado pela Pesquisa Anual de Comércio, pela Pesquisa Anual de Serviços, pela Pesquisa Agrícola Municipal, pela Produção Pecuária Municipal e pela Pesquisa Industrial Anual.

Em 2017, foram divulgados os primeiros módulos temáticos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C), que mostraram a desigualdade econômica e social e as diferenças regionais por meio das estatísticas de Educação, Trabalho Infantil, Rendimentos de Todas as Fontes, Outras Formas de Trabalho e Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores.

A Síntese de Indicadores Sociais 2017 trouxe a atualização dos principais indicadores sociais brasileiros. Já as Estatísticas do Registro Civil mostraram que os nascimentos caíram pela primeira vez desde 2010.

Na área de geociências, o estudo Ligações Rodoviárias e Hidroviárias 2016 identificou milhares de conexões intermunicipais, entre elas, a Rio-Lima, a maior linha de ônibus do mundo. Outro estudo – Tipologia Intraurbana - Espaços de diferenciação socioeconômica nas concentrações urbanas do Brasil – mostrou as condições de vida em que vivem as populações nos centros urbanos. Outro marco, foi a conclusão do Mapeamento de Recursos Naturais - 120 folhas, na escala 1:250.000, nos temas geologia, geomorfologia, pedologia(solos) e vegetação.

O ano marcou, também, diversos avanços na área de tecnologia da informação. Dando continuidade ao processo de repotencialização tecnológica, foi inaugurado, em outubro, o novo Data Center, em São Paulo, que funciona como um centro de processamento de dados capaz de substituir total ou parcialmente o Data Center situado no Rio de Janeiro, evitando suspensões de acessos, transmissões, processamentos de informações e garantindo a segurança das bases de dados do IBGE.

O ano marcou, ainda, grande avanço na área da comunicação das estatísticas e geociências, com a criação, em maio, da Agência IBGE Notícias e o lançamento da Revista Retratos. A partir da rica produção do Instituto, a agência produz conteúdo multimídia que é distribuído diretamente para a sociedade. As mídias sociais IBGE também foram remodeladas obtendo crescimento exponencial de seguidores. Em outubro, foi a vez da reformulação do Portal do IBGE na internet. Na Escola Nacional de Estatísticas (ENCE), a defesa da primeira tese de Doutorado mostrou a consolidação da ENCE como centro de excelência em pesquisas.

“Cada vez mais devemos mostrar a importância estratégica que o IBGE tem para o povo brasileiro, na produção de conhecimento para que se possa tomar decisões e o quanto o IBGE é fundamental nesse país. É motivo de orgulho terminarmos o ano mostrando que estamos avançando nessa direção”, concluiu o presidente Roberto Olinto Ramos.

 

O calendário do IBGE para 2018 com as divulgações dos indicadores conjunturais e das principais pesquisas estruturais pode ser acessado aqui.

 

Texto: Adriana Saraiva
Imagens: Licia Rubinstein, Pedro Vidal, Pixabay e banco de imagens do IBGE
Vídeo: Helga Szpiz, Licia Rubinstein e Pedro Vidal