Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Aos 21 anos, Coral do IBGE promove cultura por todo o Brasil

Editoria: IBGE | Hilton de Souza Marques e Marina Cardoso (estagiários), sob supervisão de Rodrigo Paradella

24/01/2018 09h00 | Atualizado em 09/03/2018 08h22

Além de pesquisas que retratam a realidade brasileira, o IBGE também promove atividades culturais, como as apresentações de seu coral. Atualmente formado por cerca de 60 integrantes, o Coral do IBGE é considerado um dos grupos institucionais de maior longevidade no país e já se apresentou em torno de 300 vezes pelo Brasil ao longo dos últimos 21 anos.

Com um repertório que vai de Aleluia de Handel e Gloria in Excelsius (hino cristão em latim), passando por músicas de novelas, sambas populares e canções de Chico Buarque, o coro já entoou peças próprias (conhecidas como suite), exclusivamente compostas pelo coordenador e maestro do coral, Márcio Carvalho. A composição foi apresentada pela primeira vez em 2015, na 27ª Conferência Internacional de Cartografia, realizada no Rio de Janeiro.

Para a pesquisa de repertório e criação de peças mais robustas, o regente recebe liberação do IBGE para compor com maior concentração em casa. Nela, Márcio conta com uma vasta estrutura, com biblioteca e instrumentos próprios, além de uma equipe que o auxilia na pesquisa musical.

Márcio exerce a função desde 1996 e tem formação em Composição e Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em composição, além de ser professor universitário. Ele é o responsável pela escolha do repertório, além de acumular a função de coordenador técnico de mais 10 corais de unidades estaduais do IBGE, selecionando, inclusive, seus regentes. Ele conta como foi o processo de implementação do coral: “No começo, a gestão estava sob supervisão dos próprios funcionários, só depois ela passou para a administração institucional”, explica.

#PraCegoVer maestro de costas no centro da imagem e coral ao fundo
Coral em comemoração dos 81 anos do IBGE
#PraCegoVer apresentação do coral com músicos clássicos em palco preto com imagem do Pão de Açúcar ao fundo
Apresentação do Coral do IBGE no 3º Encontro dos Chefes de Agência

Atualmente, o coral tem mais mulheres do que homens, além de representantes de variadas faixas de idade. O membro mais jovem tem 23 anos, enquanto o mais velho já completou 80. Maria da Penha Uchoa, que faz parte do grupo há mais de 20 anos, sente-se emocionada quando canta. “Quando vamos cantar, os olhos brilham, o coração palpita de emoção e transmitimos o que temos de melhor para o público”.

Altagnan Abrão Viana, que irá se aposentar em alguns meses, acrescenta que o coral é uma excelente terapia para diminuir a depressão pós-inatividade. “Depois que a pessoa se aposenta, ela fica deprimida, sozinha. Muitas pessoas se aposentaram, vieram para o coral e se reergueram. Acabou a depressão, o mau humor. Temos vários exemplos disso aqui”.

Com uma formação mista, o coral é constituído por funcionários, aposentados da instituição e dois integrantes sem vínculo direto com o órgão, que se reúnem pelo simples prazer de cantar. Os ensaios e sessões de preparação vocal acontecem ao menos uma vez por semana, geralmente, às sextas-feiras.

Não há restrições para quem deseja tornar-se membro do conjunto, basta apenas a vontade de soltar a voz e pronto: será muito bem acolhido. O coral tem um espaço exclusivo para seus ensaios, cedido pelo IBGE, além do apoio da coordenação de Marketing.

“O Coral é importante, pois representa institucionalmente o IBGE, associando seu nome a atividades culturais e alavancando valores positivos para o órgão. Além de trabalhar a imagem da instituição, as atividades do Coral têm relevância para o público interno, assumindo um papel catalizador e de motivação para os servidores da ativa e aposentados”, ressalta a coordenadora de Marketing do IBGE, Izabelle de Oliveira.  

Para alguns integrantes, fazer parte do conjunto vai além dos momentos de apresentação. “Fazer parte do coral do IBGE é simplesmente fazer parte de uma família” resume a funcionária aposentada, Joana d’Arc.

Conheça mais sobre o Coral do IBGE