Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Indústria amazonense cresce influenciada por setor de bebidas

08/12/2017 09h00 | Atualizado em 24/01/2018 09h08

Eliminando a queda de 0,5% observada anteriormente, a indústria amazonense foi a que mais avançou (3,9%), na passagem de setembro para outubro de 2017. Os setores de bebidas, de eletroeletrônicos e de motocicletas foram os que mais impulsionaram esse crescimento.

Além do Amazonas, poucos estados brasileiros acompanharam o comportamento de alta da indústria nacional, que foi de 0,2% nesse período. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada hoje pelo IBGE, apenas seis dos 14 locais pesquisados tiveram taxas positivas.

 

“Quando olhamos o resultado regional, percebemos um comportamento diferente do observado no nível setorial Brasil, onde havia um predomínio claro de atividades crescendo. Com isso, temos uma sensação de uma maior concentração desse crescimento”, comenta o gerente da pesquisa, André Macedo.

Com queda de 7,0%, a indústria baiana foi a que mais recuou. “A Bahia caiu numa magnitude muito mais acentuada. Muito desse resultado tem a ver com dois setores específicos: o de celulose e papel, que foi afetado pela paralisação de uma unidade produtiva, e o de derivados de petróleo e biocombustíveis”, aponta André.

Texto: Mônica Marli
Imagem: Pixabay
Arte: Valberto Alves