Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Cotação do minério de ferro influencia índice de preços ao produtor

29/11/2017 09h00 | Atualizado em 29/11/2017 09h19

As indústrias extrativas tiveram a maior variação de preços na passagem de setembro para outubro, 9,41%. É o que revela o Índice de Preços ao Produtor (IPP), publicado hoje. O setor acumula 10,17% no ano e tem a maior variação acumulada em 12 meses dos preços da indústria, 34,66%.

#praCegoVer Gráfico da variação de mês contra mês anterior

Essa variação positiva se deve, em especial, à extração de minério de ferro. “Recentemente, a China fechou indústrias siderúrgicas que produziam aço de qualidade inferior, investindo mais na produção de uma liga de melhor qualidade e preço mais alto”, explica Manuel Campos, analista do IBGE: “isso provocou um aumento generalizado nos preços do aço no mundo e, consequentemente, encareceu a matéria-prima, o que beneficiou a indústria extrativa de minério de ferro no Brasil”.

Outro setor da indústria que também teve aumentos de preços devido às variações provocadas pelo mercado chinês foi o da metalurgia: 2,82% na passagem de setembro para outubro, acumulando 9,58% no ano e 16,10% em 12 meses.

Do outro lado do espectro, a indústria alimentícia, que apresentou variação positiva de 0,86% na comparação entre outubro e setembro, acumula -7,45% no ano e -7,04 em 12 meses (a quinta variação negativa consecutiva nesse tipo de comparação). “Todos os anos, os resultados dos alimentos costumam ser positivos, mas esse ano o setor acumula variação negativa, o que segura os preços dos bens de consumo semiduráveis e não duráveis. O índice geral acumulado em 12 meses está em 4,41%, mas se não fosse pelos alimentos, ele poderia estar em mais de 6%. Isso se deve, principalmente, aos preços dos grupos da soja e dos açúcares, que tiveram variações negativas significativas no período”, conclui Manuel Campos.

Texto: Eduardo Peret
Gráfico: Marcelo Barroso
Imagem: Flickr Revista Dois Pontos